Os Significados da Arte nas Estações de Metrô de São Paulo

  • Ewely Branco Sandrin Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Palavras-chave: Arte Pública. Arte Pública Interativa. Intervenção Visual Ambiental. Estações de Metrô. Educação. Transdisciplinaridade.

Resumo

O artigo apresenta um panorama da arte permanente e temporária inserida nos espaços das estações da Companhia do Metropolitano de São Paulo com o objetivo de delinear os significados atribuídos a ela. Para tanto, foi utilizado o método de estudo comparativo com base em dados quantitativos e qualitativos disponibilizados em bibliografias e dissertações sobre o Metropolitano e de material publicado pelos veículos de comunicação somados a registros fotográficos das obras e pesquisas in loco com usuários, técnicos de manutenção e monitores de exposições temporárias de trabalhos desenvolvidos com dispositivos tecnológicos. Como resultados nota- -se que os trabalhos interativos, representantes das transformações tecnológicas e de comportamento social que o mundo contemporâneo tem vivenciado, tiveram grande receptividade por parte dos usuários/espectadores/atores assim como os de caráter permanente. Evidencia-se uma diversidade de significados culturais, sociais, históricos, afetivos, estéticos, ambientais, ecológicos, e sobre tudo, políticos e econômicos que têm influenciado – juntamente com a ausência de curadoria, de políticas públicas e de soluções híbridas e inovadoras de projeto – no processo de inserção/apresenta- ção desse elemento cultural educador nos espaços sociais das estações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewely Branco Sandrin, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
profa. Contratada III (Doutora I) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP)
Publicado
2018-05-17
Como Citar
Sandrin, E. (2018). Os Significados da Arte nas Estações de Metrô de São Paulo. Revista De Cultura E Extensão USP, 19, 75-89. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v19i0p75-89
Seção
Artigos