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Charge Política, Revolução e Censura na Síria

Nasser Sawan, Renata Parpolov Costa

Resumo


O objetivo principal deste trabalho é discutir as relações e comunicações simbólicas entre artistas e sociedade na Síria antes e depois do início da guerra, em 2011. Perpassaremos a questão do papel do artista no questionamento do status quo durante a ditadura que se iniciou em 1970 com Hāfid Alasad e continuada durante os anos 2000 por seu filho Baššār Alasad. Durante este tempo, mesmo com a ameaça de um violento governo militar autoritário, floresceram muitas formas de expressão artística crítica ao regime, em diversos campos das artes; entre elas, a arte da charge política e dos quadrinhos foi um importante meio de expressão para tornar público o pensamento crítico censurado. Investigaremos a importância dos quadrinhos políticos de Alī Firzāt para a sociedade síria que vive sob a censura, e que deve atuar de maneira a parecer concordar com o regime.

Palavras-chave


Síria. Revolução. Guerra. Arte. Censura.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v19i0p107-118

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