Educando nas aguas do Pirajuçara - Uma proposta de Educação Ambiental

Autores

  • Denise de La Corte Bacci Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo
  • Ermelinda Moutinho Pataca Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
  • Pedro Roberto Jacobi Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
  • Paulo Augusto Romera e Silva Centro Tecnológico de Hidráulica (DAEE)
  • Luiz Carlos Beduschi Filho Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v2i0p41-53

Palavras-chave:

Recursos hídricos. Bacia hidrográfica. Pirajuçara.

Resumo

O artigo traz sua contribuição ao apresentar o curso de capacitação para professores da rede pública que enfoca os recursos hídricos e a Educação Ambiental. Interdisciplinar, visou trabalhar diversos conceitos usando a bacia hidrográfica do Pirajuçara como unidade territorial e ambiental, a partir dos aspectos físicos, históricos, sociais, econômicos e ambientais. Considerou também a participação da sociedade, a avaliação do significado da degradação ambiental nos recursos hídricos e a percepção da realidade na bacia, fornecendo subsídios para a formulação de projetos e ações de Educação Ambiental nas escolas. O curso foi elaborado pela articulação entre ensino e pesquisa, e com a divulgação de novas metodologias de ensino e do conhecimento sobre uma realidade local. As metodologias de ensino utilizadas partiram da contextualização espaço-temporal dos conhecimentos escolares, além da criação cartográfica e os estudos do meio. O curso proporcionou aos participantes uma compreensão no sentido real da palavra ambiental, em suas múltiplas características, que englobam o meio físico, o social, o histórico, o econômico e o político, promovendo uma visão socioambiental integrada da realidade local e ajudando-os na elaboração de projetos em sala de aula, usando os conhecimentos adquiridos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise de La Corte Bacci, Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo

    Instituto de Geociências (IGc-USP).

  • Ermelinda Moutinho Pataca, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

    Faculdade de Educação (FE-USP).

  • Pedro Roberto Jacobi, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

    Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo e Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental

  • Paulo Augusto Romera e Silva, Centro Tecnológico de Hidráulica (DAEE)

    Centro Tecnológico de Hidráulica (DAEE).

  • Luiz Carlos Beduschi Filho, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo

    Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    (EACH-USP) e PROCAM-USP.

Downloads

Publicado

2009-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educando nas aguas do Pirajuçara - Uma proposta de Educação Ambiental. (2009). Revista De Cultura E Extensão USP, 2, 41-53. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v2i0p41-53