Educando nas aguas do Pirajuçara - Uma proposta de Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v2i0p41-53Palavras-chave:
Recursos hídricos. Bacia hidrográfica. Pirajuçara.Resumo
O artigo traz sua contribuição ao apresentar o curso de capacitação para professores da rede pública que enfoca os recursos hídricos e a Educação Ambiental. Interdisciplinar, visou trabalhar diversos conceitos usando a bacia hidrográfica do Pirajuçara como unidade territorial e ambiental, a partir dos aspectos físicos, históricos, sociais, econômicos e ambientais. Considerou também a participação da sociedade, a avaliação do significado da degradação ambiental nos recursos hídricos e a percepção da realidade na bacia, fornecendo subsídios para a formulação de projetos e ações de Educação Ambiental nas escolas. O curso foi elaborado pela articulação entre ensino e pesquisa, e com a divulgação de novas metodologias de ensino e do conhecimento sobre uma realidade local. As metodologias de ensino utilizadas partiram da contextualização espaço-temporal dos conhecimentos escolares, além da criação cartográfica e os estudos do meio. O curso proporcionou aos participantes uma compreensão no sentido real da palavra ambiental, em suas múltiplas características, que englobam o meio físico, o social, o histórico, o econômico e o político, promovendo uma visão socioambiental integrada da realidade local e ajudando-os na elaboração de projetos em sala de aula, usando os conhecimentos adquiridos.
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