A Arte e a Rua: uma Experiência Colaborativa Audiovisual com Artistas de Cidade Tiradentes

  • Carolina Caffé
  • Rose Satiko Gitirana Hikiji Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Cidade Tiradentes, Arte de rua, Filme etnográfico.

Resumo

O artigo apresenta os primeiros resultados do projeto de extensão e da experiência de produção e exibição de um mapa digital interativo e de um filme etnográfico com artistas da Cidade Tiradentes, distrito periférico da Zona Leste da cidade de São Paulo. Discutimos a produção colaborativa do mapeamento, a realização do filme etnográfico e a circulação do filme, em especial, nos dois debates realizados em dezembro de 2011 com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Os processos de produção do mapa e do filme, assim como os debates que sucedem seus lançamentos, apontam para a importância da produção compartilhada de conhecimento como metodologia dos trabalhos, para a potência criativa e política da apropriação popular das novas tecnologias, além de promover uma reflexão sobre a relação entre a produção artística e uma forma específica de apropriação do território urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Caffé
É coordenadora executiva da área de comunicação e mídias livres do Instituto Pólis
Rose Satiko Gitirana Hikiji, Universidade de São Paulo (USP)
Professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)
Publicado
2012-05-01
Como Citar
Caffé, C., & Hikiji, R. (2012). A Arte e a Rua: uma Experiência Colaborativa Audiovisual com Artistas de Cidade Tiradentes. Revista De Cultura E Extensão USP, 7, 41-51. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v7i0p41-51
Edição
Seção
Artigos