O Grotesco Medieval: Hyeronimus Bosch e as Cantigas de Maldizer Portuguesas

Autores

  • Rogério Caetano de Almeida Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH-USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v3i0p57-63

Palavras-chave:

Realismo grotesco. Cantigas de maldizer. Hyeronimus Bosch.

Resumo

Este trabalho aborda a teoria do realismo grotesco de Mikhail Bakhtin aplicado em manifestações artísticas diferentes (a pintura de Hyeronimus Bosch e as cantigas de maldizer portuguesas). O ensinamento do estudioso russo mostra um “mundo às avessas” possível dentro da realidade artística – poesia e pintura neste caso. Outro fator a ser observado é a similaridade das manifestações de arte medievais descritas com realizações artísticas múltiplas de nossa contemporaneidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Caetano de Almeida, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH-USP.

    Doutorando na área de Literatura Portuguesa pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH-USP.

Downloads

Publicado

2010-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Grotesco Medieval: Hyeronimus Bosch e as Cantigas de Maldizer Portuguesas. (2010). Revista De Cultura E Extensão USP, 3, 57-63. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v3i0p57-63