Simulacro Made in China: relatos e origem da imagem em transformação

Autores

  • Christiane Wagner Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v9i0p29-35

Palavras-chave:

técnica, arte. cultura.

Resumo

Ideias, linguagem e suas formas de expressão representam culturas pela configuração da narrativa do homem em suas conquistas. O conhecimento orienta a capacidade técnica e prática para as relações sociais, todavia, para domínio de todas as faculdades do conhecimento que tem sentido do Ocidente ao Oriente. Sobretudo, considerando que importantes descobertas da história da civilização também surgiram do Oriente. Nas artes e na literatura, a China contribuiu de forma muito significativa não só para o Ocidente, mas, também, para o patrimônio artístico da humanidade, principalmente durante o século XX, quando os ideais político-sociais eram representados pela arte moderna, encontrando referências estéticas e formais no Oriente. Por exemplo, o significado da obra de Brecht, diante de divisões político-ideológicas no século passado, no que concerne à arte e suas técnicas para representação. Porém, não como instrumento ideológico, mas pela sua estética, que, por diversos motivos e, também, único e universal, o fascínio do homem pelo novo. E, o mesmo fascínio para transformá-lo, parte dele ser ou ter, enquanto que, por meio de sua arte, o representa. Enfim, realizações aproximam culturas ocidentais e orientais, ao mesmo tempo em que as distanciam ao se revelarem, uma na outra, características próprias para discerni-las.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Christiane Wagner, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne
    Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e pesquisadora da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

Downloads

Publicado

2013-05-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Simulacro Made in China: relatos e origem da imagem em transformação. (2013). Revista De Cultura E Extensão USP, 9, 29-35. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v9i0p29-35