Apresentação da prática de investigação científica envolvendo distúrbios osteometabólicos para alunos do ensino médio

Autores

  • Taiane Paliologo Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo
  • Miliane Gonçalves Gonzaga Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo
  • João Paulo Mardegan Issa Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, São Paulo
  • Vinícius Pedrazzi Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v11isupl.p20-29

Palavras-chave:

Investigação Científica. Escolas. Distúrbios Osteometabólicos.

Resumo

A ciência é a aquisição de conhecimento sobre a natureza e as atividades humanas. A prática da pesquisa por alunos do ensino médio é um recurso educativo dinâmico e efetivo pautado na investigação. O objetivo do trabalho foi aproximar esses alunos da pesquisa e despertar o espírito investigativo através do conhecimento de metodologias para o estudo de distúrbios osteometabólicos e as aplicações deles na vida da população, compartilhando o conhecimento na forma de atividade de extensão. Escolas de Ribeirão Preto-SP foram convidadas para visitarem o Laboratório de Análises Morfológicas da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto e o Laboratório de Bioengenharia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Quarenta alunos conheceram a infraestrutura desses laboratórios, manusearam equipamentos, aprenderam sobre as etapas das pesquisas e os aspectos éticos associados ao uso de animais. O trabalho foi parabenizado pelo intercâmbio com os alunos e pelas explicações simples e claras, mesmo se tratando de questões técnicas da bioengenharia e das ciências da saúde. Os alunos relataram que gostaram da visita por manusearem os equipamentos e verem como funciona a investigação científica. A visita funcionou como mecanismo de fortalecimento do elo entre a universidade e a sociedade ao mostrar que a investigação científica é agente transformador da realidade social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Taiane Paliologo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo
    Graduanda do curso de Fisioterapia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP)
  • Miliane Gonçalves Gonzaga, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo
    Mestranda na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP)
  • João Paulo Mardegan Issa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, São Paulo
    professor associado 1 na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP-USP)
  • Vinícius Pedrazzi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, São Paulo
    Professor associado 3 na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FORP-USP)

Downloads

Publicado

2014-09-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Apresentação da prática de investigação científica envolvendo distúrbios osteometabólicos para alunos do ensino médio. (2014). Revista De Cultura E Extensão USP, 11(supl.), 20-29. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v11isupl.p20-29