O ensino da sustentabilidade: uma proposta pedagógica de sucesso em prática na USP

  • Carlos Eduardo Matheus Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo
  • America Jacintha de Moraes Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo
  • Janete Brigante Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo
Palavras-chave: Universidade. Política de Sustentabilidade. Educação Ambiental. Extensão.

Resumo

Propostas de educação ambiental libertadoras e com conotação social têm sido o exemplo de trabalho apresentado pela Escola de Engenharia de São Carlos desde 1997, por meio do Curso de Especialização em Educação Ambiental do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o processo pedagógico aplicado no referido curso à luz das mais efetivas tendências da educação ambiental, procurando atender um segmento carente da temática, que reivindica, urgentemente, propostas concretas. A ação do curso de especialização concentra-se em estimular a percepção da realidade local ou regional, educando para a conscientização individual e coletiva do papel desempenhado e da responsabilidade de cada ser humano junto ao planeta, ou seja, do “pensar global e agir local”. O curso em foco completou 18 anos de atuação em nível nacional, capacitando profissionais das mais diversas formações, os quais consequentemente atuam como multiplicadores e mobilizadores na sociedade. Com conotação de extensão universitária, o curso atende aos objetivos de sustentabilidade das IES, em especial a Escola de Engenharia de São Carlos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Matheus, Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo
mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos ( UFSCar). Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Coordenador , desde 1997, do curso de especialização em Educação Ambiental oferecido pelo Centro de Ciências da Engenharia Aplicadas ao Meio Ambiente (CCEAMA/EESC/USP).
America Jacintha de Moraes, Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo
mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Especialista em laboratório de Limnologia e de Educação Ambiental. Atua desde 1997 como colaboradora do curso de especialização em Educação Ambiental do Centro de Ciências da Engenharia Aplicadas ao Meio Ambiente (CCEAMA).
Janete Brigante, Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo
doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Colaboradora desde 2003 do curso de especialização em Educação Ambiental do Centro de Ciências da Engenharia Aplicadas ao Meio Ambiente (CCEAMA).
Publicado
2014-09-16
Como Citar
Matheus, C. E., Moraes, A. J., & Brigante, J. (2014). O ensino da sustentabilidade: uma proposta pedagógica de sucesso em prática na USP. Revista De Cultura E Extensão USP, 11(supl.), 42-58. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v11isupl.p42-58
Seção
Artigos