Vigilância à Saúde e Prevenção na Transmissão de Patógenos

Autores

  • Cristina Paiva de Sousa Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v11isupl.p60-72

Palavras-chave:

Contaminação de Alimentos. Segurança Alimentar. Controle e Fiscalização. Vigilância e Saúde Pública.

Resumo

A prevenção e o controle de doenças integram o sistema de saúde, e melhorias nestes setores são desejadas. As doenças veiculadas por alimentos têm âmbito cosmopolita e mudanças nos hábitos alimentares do homem podem levar a uma adaptação microbiana. A manipulação de alimentos envolve práticas que devem garantir um alimento seguro. Várias fontes podem contaminar um alimento e a emergência de microrganismos patogênicos é um resultado do impacto exercido em todos os componentes da cadeia de produção alimentar. Procedimentos de manipulação inadequados de alimentos podem explicar como patógenos colonizam e se disseminam utilizando rotas específicas, comprometendo a segurança alimentar. Esta revisão objetivou verificar os principais fatores relacionados à transmissão de patógenos, o impacto na tecnologia alimentar e a ênfase em boas práticas de manipulação de alimentos. Priorizaram-se os organismos bacterianos mais envolvidos em surtos, ressaltando-se a incidência de Escherichia coli, Salmonella spp. e Staphylococcus aureus. Pode-se constatar que há necessidade de orientação dos manipuladores e uso de programas de controle de qualidade. Maior incentivo deve ser atribuído às práticas que primeiramente priorizem a prevenção, a correção imediata e o estabelecimento de padrões de qualidade contínua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Paiva de Sousa, Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, São Paulo
    professora doutora associada do Departamento de Morfologia e Patologia da Universidade Federal de São Carlos (DMP-UFSCar)

Downloads

Publicado

2014-09-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vigilância à Saúde e Prevenção na Transmissão de Patógenos. (2014). Revista De Cultura E Extensão USP, 11(supl.), 60-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v11isupl.p60-72