Extensão e Educação a Distância em Dois Cursos de Literatura

Autores

  • Fulvio Torres Flores Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p31-45

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ensino de Literatura

Resumo

O crescimento da educação a distância e das políticas nacionais para a extensão universitária caminham para que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão seja cada vez mais propagada e posta em prática. Nesse sentido, este artigo apresenta dados de uma experiência com a ministração de dois cursos realizados a distância em 2012 como parte do projeto de extensão Narrativas e Visualidades, do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O texto apresenta a justificativa e o conteúdo para a criação dos cursos Tennessee Williams´early work: a valuable first glance e Reading the modern drama, o perfil dos discentes de cada curso e as tecnologias da informação e da comunicação utilizadas, mencionando quais geraram bons resultados e quais não foram efetivas no decorrer das atividades. Os resultados permitem concluir que cursos de extensão a distância cujo foco é a literatura despertam maior interesse em discentes ou ex-discentes dos cursos de Letras mesmo quando não é exigida formação nessa área, e também em pessoas com formação em outras áreas de Humanidades. Além disso, verificou-se que o uso de tecnologias adequadas aos vários conteúdos aumenta a participação e a interação, considerando a necessidade e o tempo que cada item programático demanda.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fulvio Torres Flores, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
    Professor adjunto do curso de Artes Visuais da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Downloads

Publicado

2014-10-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Extensão e Educação a Distância em Dois Cursos de Literatura. (2014). Revista De Cultura E Extensão USP, 12, 31-45. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p31-45