Atividades de Educação Ambiental: como Minimizar e Lidar com o Resíduo

Autores

  • Lucas A.R. Beco Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos
  • Patrícia C.S. Leme Universidade de São Paulo. Superintendência de Gestão Ambiental
  • Débora Gonçalves Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p83-93

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ética Ambiental, Resíduos Sólidos, Reciclagem

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os resultados obtidos com o projeto Atividades de Educação e Ética ambiental: evitando o desperdício e lidando com o lixo, que teve o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Este projeto envolveu atividades voltadas à temática ambiental, tais como produção e gerenciamento de resíduos sólidos (orgânicos e recicláveis) em residências, escolas e espaços públicos, além de atividades acerca do desperdício e minimização de resíduos. Foram escolhidas três escolas na cidade de São Carlos-SP, levando em consideração o interesse das equipes de coordenação e professores quanto às propostas do projeto, faixa etária dos estudantes e tipo de instituição (pública ou privada). As atividades permitiram a reflexão e a troca de experiências dentro de uma realidade distante da ideal no tocante aos hábitos de consumo, desperdício e descarte de resíduos. Além disto, levaram a resultados positivos, já que foi possível educar indivíduos quanto às diferentes concepções do meio ambiente. Comparativamente, os estudantes se mostraram interessados de forma distinta às atividades, o que reflete diferentes realidades escolares e familiares. No entanto, depois de tomar conhecimento das questões ambientais, tornaram-se bastante motivados, solidificando uma relação positiva entre a comunidade escolar e o seu entorno.

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Biografia do Autor

  • Lucas A.R. Beco, Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos
    Graduando em Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (EESC-USP)
  • Patrícia C.S. Leme, Universidade de São Paulo. Superintendência de Gestão Ambiental
    Educadora ambiental da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (SGA-USP)
  • Débora Gonçalves, Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos
    Professora doutora do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFSC-USP)

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Publicado

2014-10-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Atividades de Educação Ambiental: como Minimizar e Lidar com o Resíduo. (2014). Revista De Cultura E Extensão USP, 12, 83-93. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p83-93