Diálogos da Universidade com a Comunidade Escolar sobre Educação para a Sustentabilidade

Autores

  • Maria Aparecida Pimentel Toloza Ribas Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Renata Ferraz de Toledo Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Ana Cristina Chagas dos Anjos Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Pedro Roberto Jacobi Universidade de São Paulo. Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade
  • Samia Nascimento Sulaiman Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p95-107

Palavras-chave:

Educação, Sustentabilidade, Aprendizagem Social, Participação

Resumo

O curso Diálogos da Universidade com a Comunidade Escolar sobre Educação para a Sustentabilidade foi realizado de agosto a novembro de 2013 junto a escolas rurais da rede pública de Ibiúna, São Paulo. Contou com 21 participantes, entre professores, funcionários administrativos, diretor, merendeiras e encarregados de serviços gerais. Foi elaborado por doutorandas e professores do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (LAPPES-USP), com reconhecimento da Faculdade de Educação (FE-USP) e apoio da ONG Ação da Cidadania – Comitê Ibiúna-SP. Para cumprir o objetivo de promover a inserção da sustentabilidade no cotidiano escolar, a metodologia do curso, com oito encontros, envolveu exposição teórica, atividades dialogadas, troca de experiências e trabalho de campo baseados no referencial teórico-metodológico da Aprendizagem Social centrada na construção contextualizada e coletiva de conhecimento por meio de oportunidades educacionais participativas. Os temas foram “Educação para sustentabilidade”, “Cultura e patrimônio local e regional”, “Saúde pública e saneamento” e “Participação e aprendizagem social”. Os resultados mostraram êxito no diálogo entre universidade e comunidade escolar para uma práxis educativa para a sustentabilidade, na metodologia, cujas práticas dialógicas apoiaram a construção coletiva de propostas de intervenção, e na aprovação do curso para a rede escolar da cidade no 2º semestre de 2014.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Pimentel Toloza Ribas, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
    Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade (LAPPES-USP) e doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)
  • Renata Ferraz de Toledo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
    Pós-doutora e pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade (LAPPES-USP) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)
  • Ana Cristina Chagas dos Anjos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
    Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade (LAPPES-USP) e doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)
  • Pedro Roberto Jacobi, Universidade de São Paulo. Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade
    Professor titular da Faculdade de Educação e do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade (LAPPES-USP) da Universidade de São Paulo
  • Samia Nascimento Sulaiman, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
    Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade (LAPPES-USP) e doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Downloads

Publicado

2014-10-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diálogos da Universidade com a Comunidade Escolar sobre Educação para a Sustentabilidade. (2014). Revista De Cultura E Extensão USP, 12, 95-107. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p95-107