Orientação Profissional e de Carreira em Cursinho Pré-Universitário Comunitário:Apresentação e Análise de um Projeto de Extensão de 10 Anos

Autores

  • Marcelo Afonso Ribeiro Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Alex Massami Kanamura Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Arthur Hoverter Facchini Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Cecilia Peres Boschetto Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Juliana Sano de Almeida Lara Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Rafael de Lima Torres Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p48-62

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional. Orientação Profissional. Vulnerabilidade. Universidades. Projeto de Vida.

Resumo

Cursinhos populares ou comunitários buscam atingir uma camada social sem privilégios que visa ascensão socioeconômica pelo ingresso na universidade, promovendo não apenas oportunidades de ingresso, mas também espaço de discussão e reflexão social, sendo uma ação de politização da sociedade. O presente artigo visou descrever e analisar os principais resultados do Projeto de Orientação Profissional (POP) realizado no cursinho pré-universitário comunitário do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo no período de janeiro de 2006 a julho de 2016, dentro do Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP. O POP utilizou cinco estratégias variadas (plantões, grupos, dia informativo de carreiras, oficinas pontuais e supervisão), visando atender demandas variadas do conjunto de alunos/as. Sua efetividade foi qualitativamente avaliada pela adaptação do método Resultantes Inovadoras em Aconselhamento de Carreira. Os principais resultados apontaram contribuições sociais (acesso à orientação profissional de grupos sociais desprivilegiados, e oportunidade de refletir sobre o futuro através da elaboração de projetos de vida de trabalho), formativas (auxiliar a desenvolver competências de reconstruir estratégias diante de contextos variados de intervenção e populações diversas em alunos/as de graduação em psicologia) e científicas (construção de estratégias de orientação profissional em contextos não usuais).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Afonso Ribeiro, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    Docente do Instituto de Psicologia da USP e coordenador responsável do POP (Projeto de Orientação Profissional) dentro do Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP
  • Alex Massami Kanamura, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    Graduado em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP
  • Arthur Hoverter Facchini, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    Graduado em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP
  • Cecilia Peres Boschetto, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    Graduanda em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP
  • Juliana Sano de Almeida Lara, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    Mestre em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP
  • Rafael de Lima Torres, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    Graduado em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP

Downloads

Publicado

2017-03-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Orientação Profissional e de Carreira em Cursinho Pré-Universitário Comunitário:Apresentação e Análise de um Projeto de Extensão de 10 Anos. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 16, 48-62. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p48-62