Orientação Profissional e de Carreira em Cursinho Pré-Universitário Comunitário:Apresentação e Análise de um Projeto de Extensão de 10 Anos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p48-62Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional. Orientação Profissional. Vulnerabilidade. Universidades. Projeto de Vida.Resumo
Cursinhos populares ou comunitários buscam atingir uma camada social sem privilégios que visa ascensão socioeconômica pelo ingresso na universidade, promovendo não apenas oportunidades de ingresso, mas também espaço de discussão e reflexão social, sendo uma ação de politização da sociedade. O presente artigo visou descrever e analisar os principais resultados do Projeto de Orientação Profissional (POP) realizado no cursinho pré-universitário comunitário do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo no período de janeiro de 2006 a julho de 2016, dentro do Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP. O POP utilizou cinco estratégias variadas (plantões, grupos, dia informativo de carreiras, oficinas pontuais e supervisão), visando atender demandas variadas do conjunto de alunos/as. Sua efetividade foi qualitativamente avaliada pela adaptação do método Resultantes Inovadoras em Aconselhamento de Carreira. Os principais resultados apontaram contribuições sociais (acesso à orientação profissional de grupos sociais desprivilegiados, e oportunidade de refletir sobre o futuro através da elaboração de projetos de vida de trabalho), formativas (auxiliar a desenvolver competências de reconstruir estratégias diante de contextos variados de intervenção e populações diversas em alunos/as de graduação em psicologia) e científicas (construção de estratégias de orientação profissional em contextos não usuais).Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-03-22
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Orientação Profissional e de Carreira em Cursinho Pré-Universitário Comunitário:Apresentação e Análise de um Projeto de Extensão de 10 Anos. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 16, 48-62. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p48-62