O ensino da sustentabilidade: uma proposta pedagógica de sucesso em prática na USP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v11isupl.p42-58Palavras-chave:
Universidade. Política de Sustentabilidade. Educação Ambiental. Extensão.Resumo
Propostas de educação ambiental libertadoras e com conotação social têm sido o exemplo de trabalho apresentado pela Escola de Engenharia de São Carlos desde 1997, por meio do Curso de Especialização em Educação Ambiental do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o processo pedagógico aplicado no referido curso à luz das mais efetivas tendências da educação ambiental, procurando atender um segmento carente da temática, que reivindica, urgentemente, propostas concretas. A ação do curso de especialização concentra-se em estimular a percepção da realidade local ou regional, educando para a conscientização individual e coletiva do papel desempenhado e da responsabilidade de cada ser humano junto ao planeta, ou seja, do “pensar global e agir local”. O curso em foco completou 18 anos de atuação em nível nacional, capacitando profissionais das mais diversas formações, os quais consequentemente atuam como multiplicadores e mobilizadores na sociedade. Com conotação de extensão universitária, o curso atende aos objetivos de sustentabilidade das IES, em especial a Escola de Engenharia de São Carlos.Downloads
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Publicado
2014-09-16
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Seção
Artigos
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Como Citar
O ensino da sustentabilidade: uma proposta pedagógica de sucesso em prática na USP. (2014). Revista De Cultura E Extensão USP, 11(supl.), 42-58. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v11isupl.p42-58