Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O público-alvo da RC&F é constituído principalmente por professores, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de contabilidade, finanças e atuária.

 Escopo e linhas de pesquisa

A Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) publica artigos inéditos teóricos e teórico-empíricos nas áreas de Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças. Aceita trabalhos de diferentes paradigmas e metodologias, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas.

Ao submeter um artigo à RC&F o(s) autor(es) deve(m) se certificar de que o trabalho está alinhado com as Linhas de Pesquisa e com o escopo da revista.

As linhas de pesquisa que operacionalizam o foco de publicação são:

 Controladoria e Contabilidade Gerencial

Refere-se ao campo de pesquisas e ao desenvolvimento de estudos sobre sistemas de mensuração, informação e apoio ao processo de planejamento e controle das organizações.

Dentre os vários temas de interesse, contempla: Contabilidade Gerencial, Análise e gestão de custos, Controladoria nas entidades privadas e do terceiro setor, Gestão Econômica, Teoria das Restrições, Planejamento e Gestão Tributária, Logística e elementos de controle, Planejamento estratégico e Controle Orçamentário, Controle Gerencial nas Organizações, Sistemas de informações gerenciais, Tecnologia e Sistemas de Informação, Avaliação de Projetos de Investimentos e Sustentabilidade, sempre sob a ótica da Contabilidade.

 Contabilidade para Usuários Externos

Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados aos aspectos de identificação, mensuração e divulgação da informação contábil.

Desdobra-se em: Teoria da Contabilidade, Contabilidade Societária, Convergência de Normas, Balanço Social (Demonstração do Valor Adicionado, Meio Ambiente, Recursos Humanos), Capital Intelectual, Contabilidade Pública e do Terceiro Setor, Auditoria Independente, Análise das Demonstrações Contábeis, Reconhecimento dos Efeitos Inflacionários, Contabilidade Tributária e Governança Corporativa.

 Mercados: Financeiro, de Crédito e de Capitais

Abrange estudos e pesquisas voltados aos aspectos conceituais e/ou empíricos dos respectivos mercados, bem como a aplicação de recursos sob a ótica dos desempenhos empresariais passados e/ou projetados, desde que vinculados à Contabilidade. Desdobra-se em: Auditoria, Finanças Corporativas de curto e de longo prazos, Valuation, Gestão de Riscos e Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade Societária.

 Educação e Pesquisa em Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças

Refere-se à investigação de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam ao aprimoramento e à melhoria da qualidade de todo o processo de ensino-aprendizagem, bem como da construção de trabalhos científicos em todas as áreas do campo de conhecimento das Ciências Contábeis.

Desdobra-se em Educação Superior no Brasil/exterior e a Contabilidade, Finanças e Atuária, Formação do Contador, Currículo Mundial, Processo de Ensino e Aprendizagem Estilos e Estratégias de Aprendizagem, Tecnologia da Educação, Educação Online e Modelos Colaborativos Virtuais, Epistemologia Contábil, Perfil e Evolução do Egresso e Avaliação de Programas Educacionais.

 Atuária

Trata de temas ligados ao gerenciamento de risco e à proteção social. Dentre as principais áreas podem ser citadas todas as modalidades de seguros, previdência básica e complementar, saúde, enterprise risk management e riscos financeiros, finanças e investimentos, demografia e envelhecimento e demais tópicos de pesquisa que utilizem técnicas atuariais.

 Temas Emergentes em Contabilidade, Finanças e Atuária.

Compreende trabalhos sobre temas inovadores ou que possam ter interdisciplinaridade que não se enquadre nas linhas anteriores.

Caso os autores tenham dúvidas sobre a aderência de seus trabalhos às linhas de pesquisa da RC&F devem entrar em contato com o Editor-Chefe (recont@usp.br).

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Seção Internacional

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Comunicações

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Divulgação de Trabalho

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Divulgação de Trabalho

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliadores Ad-Hoc

Os Revisores Ad-Hoc desenvolvem a análise dos artigos a partir de um conjunto de elementos definidos em template; tais como interesse para o periódico, metodologia, referencial, clareza, entre outros. É possível que eles recomendem alterações no trabalho, indiquem-no para publicação, sugiram novas revisões ou rejeitem-no. Estes subsídios são utilizados pelo Editor-Chefe, ouvidos os Editores Associados, para a decisão de aceitação ou não dos artigos. 

Os Revisores Ad-Hoc da RC&F são estudiosos com reconhecimento na comunidade acadêmica nacional ou internacional. Sua seleção busca abranger tanto os diversos campos científicos de especialização, quanto a diversidade geográfica, incluindo regiões distintas do Brasil e de outros países. Os revisores são convidados pelo Editor-Chefe para fazerem parte do grupo de pesquisadores da Revista e, dentro das suas áreas de especialidades, o convite é estendido à análise dos trabalhos.

A escolha de Revisores Ad-Hoc para cada artigo é feita pelo Editor-Chefe do periódico, ouvidos os Editores Associados. 

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Fontes de indexação

SciELO - Scientific Electronic Library Online

www.scielo.br/rcf

EBSCO Publishing

www.ebscohost.com

ProQuest

www.proquest.com

Base Atena

www.atena.org.br

Gale - Cengage Learning

www.gale.cengage.com

Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

www.redalyc.org

SPELL - Scientific Periodicals Electronic Library

www.spell.org.br

Scopus – Elsevier

www.scopus.com

Thomson Reuters - ISI - Scielo Index

 

http://apps.webofknowledge.com/

 

 

Diretórios

10th Edition of Cabell's Directory of Publishing Opportunities in Management

CAPES/Qualis (Nacional B1)

LATINDEX - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

ULRICH’S PeriodicalsDirectory

 

Arquivamento e preservação digital

IBICT Rede Cariniana – Ministério da ciência, tecnologia e inovação 

PKP LOCKSS Private LOCKSS Network - Public Knowledge Project