Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Contabilidade & Finanças?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

  • Os artigos devem ser submetidos à Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) através do Sistema ScholarOne Manuscripts hospedado no SciELO – Scientific Eletronic Library. É importante o preenchimento correto e a conferência dos metadados durante a submissão. O artigo de autoria múltipla deverá ser submetido no sistemaScholarOne, segundo a ordem de contribuição dos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Todos os autores devem estar cadastrados individualmente no sistema.
  • Os artigos devem ser submetidos SEM QUALQUER IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA no corpo do texto. Para isso, deve ser retirado do artigo quaisquer informações que facilitem a identificação do autor, como, por exemplo, agradecimentos.
  • As informações sobre a autoria (nome completo do autor principal e todos os coautores, instituição, departamento, e-mail, País, Estado e Cidade) deverão ser registradas durante o Step 3 do sistema. A cada registro de informações sobre o coautor deve ser dado um clique sobre o ícone .
  • É necessário verificar a conformidade do processo de submissão do sistema ScholarOne e dos itens da estrutura do trabalho listados abaixo. As submissões que estiverem com os registros dos metadados incompletos serão rejeitadas.
  • A estrutura do trabalho, em termos gerais, deverá ser constituída na seguinte ordem:
  1. Título do trabalho: o título, acompanhado de sua versão para o inglês, deve ser breve e suficientemente específico e descritivo;
  2. Resumo: Não devem ser usados tópicos, enumerações, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, equações e fórmulas, além de abreviaturas, siglas, símbolos e, tampouco, citações. O texto do Resumo deve ter o mínimo de 250 e o máximo de 300 palavras, cuja distribuição fica por conta do julgamento dos autores em função do que considerarem relevante para o entendimento e uso dos artigos. Os conteúdos esperados, na ordem colocada abaixo, são: Resultados e contribuições do artigo; Objetivo do trabalho; Relevância do tema escolhido; Impacto na área; e Metodologia.
  3. Palavras-chave: na língua do texto, com até cinco descritores mais conhecidos da área, separados entre si por vírgula e finalizados por ponto; 
    Exemplo: Palavras-chave: ética, códigos de ética, gestão;
  4. Introdução;
  5. Desenvolvimento (identificadas as separações específicas de cada trabalho);
  6. Conclusão;
  7. Referências bibliográficas: citações no corpo do artigo deverão estar completas nas referências bibliográficas ao final do texto e em ordem alfabética, de acordo com as normas da 6ª edição da American Psychological Association (APA);
  8. NÃO DEVEM ser feitas notas de rodapé na estrutura dos trabalhos.
  • Formato: 
    Não exceder a 32 páginas, incluindo as Referências, digitadas em um software compatível com Microsoft Office 2000ou superior para Windows, com as seguintes especificações:
  1. Fonte: Times New Roman; tamanho 12 (para textos) e 10 (para tabelas e figuras);
  2. Espaçamento: duplo, para o texto, incluindo fórmulas; e espaçamento simples para tabelas e figuras;
  3. Alinhamento: justificado, para os parágrafos, com recuo de 1 cm na primeira linha;
  4. Número de página: no canto superior direito;
  5. Medidas das margens: 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda).
  6. Tamanho do papel: A4 (21,0cm x 29,7cm).
  7. Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo “quadro”). As Tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com cabeçalho explicitando: o que está sendo representado, quando ocorreu e onde ocorreu. O título deve ser colocado acima da Tabela, conforme a norma APA. 
    As Tabelas devem permitir edição em software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows, ou seja, não devem constar do texto como imagem. 
    Exemplo: Tabela 1 Estatística descritiva para amostra com dados com base em dezembro.
  8. Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos “ilustração”, “gráfico”, “organograma” etc.). O título deve ser colocado na parte inferior (abaixo da imagem), precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma APA. 
    Exemplo: Figura 1 Processos inerentes à institucionalização.
  9. Fórmulas: devem permitir edição em software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior paraWindows, ou seja, não devem constar do texto como imagem.
  10. Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses. 
    Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).
  • Esclarecimentos Adicionais:
  1. É essencial que os autores indiquem o problema de pesquisa e a lacuna na literatura, a(s) contribuição(ões) do artigo e suas potenciais implicações da pesquisa. Tais elementos proporcionam ajuda aos revisores e editores.
  2. O número de autores deve ser de, no máximo, 5 (cinco) integrantes. Na publicação, a ordem de autoria (autor principal e coautores) será aquela informada no momento da submissão. Entende-se que a mesma esteja de acordo com a contribuição de cada um dos autores
  3. Os artigos serão publicados sempre em dois idiomas que são português e inglês ou espanhol e inglês. Só serão aceitos trabalhos cujos autores concordem com a versão do seu artigo para a língua inglesa, a ser providenciada pela RC&F, com vistas à publicação no mesmo periódico, ou vice-versa, com a tradução de inglês para o português ou para o espanhol.
  4. Os autores, independentemente do número de revisões verificadas, só podem considerar que seus trabalhos serão publicados quando o autor receber a comunicação dizendo que o trabalho FOI APROVADO.
  5. Nos casos de trabalhos que passarem por revisões, os autores deverão encaminhar ao Editor-Chefe, um relatório explicitando as alterações efetuadas, bem como uma nova versão do artigo com e sem marcas de revisão no mesmo arquivo.


Tutorial em inglês com instruções aos autores para uso do sistema ScholarOne em:
http://mchelp.manuscriptcentral.com/gethelpnow/tutorials/author.pdf 
Tutoriais das normas da American Psychological Association (APA) disponíveis em:
http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O artigo não contém QUALQUER IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA no corpo do texto
  3. Todos os co-autores estão cadastrados no sistema ScholarOne Manuscripts.
  4. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.

     

     

     

    URLs para as referências foram informadas quando possível.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página:

    http://www.rcf.fea.usp.br

     

  6. A estrutura do trabalho, atende aos seguintes requisitos:

    Titulo - incluído nos idiomas português e inglês;

    Resumo e Abstract - de 250 a 300 palavras, contendo: Resultados e contribuições do artigo; Objetivo do trabalho; Relevância do tema escolhido; Impacto na área; e Metodologia.

    Palavras-Chave / Keywordscom até cinco descritores mais conhecidos da área, em minúscula, separados entre si por vírgula e finalizados por ponto.

    Citações e Referências bibliográficas: as citações no corpo do artigo foram incluídas nas referências bibliográficas ao final do texto e em ordem alfabética, de acordo com as normas APA - 6ª edição.

    Citação com mais de 40 palavras: recuo de 1 cm, blocado, espaçamento simples, fonte 12. Um espaço simples antes da citação, um espaço simples depois da citação

    Notas de Rodapé: não são aceitas em submissões efetuadas a partir de fevereiro de 2015.


  7. Formato: 

    Numero máximo de páginas: 32

    Fonte: Times New Roman; tamanho 12 (para textos) e 10 (para tabelas, figuras)

    Espaçamento: duplo, para o texto, incluindo fórmulas; e espaçamento simples para tabelas e figuras;

    Alinhamento: justificado, para os parágrafos, com recuo de 1 cm na primeira linha;

    Número das página: no canto superior direito;

    Medidas das margens: 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda);

    Tamanho do papel: A4 (21,0cm x 29,7cm).

    Tabelas: não devem constar do texto como imagem;

    Figuras: não devem constar do texto como imagem;

    Fórmulas: não devem constar do texto como imagem.


  8. Linha de pesquisa: em caso de dúvida, entrar em contato com o Editor-Chefe: recont@usp.br.
 

Declaração de Direito Autoral

O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.

A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.

A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.

 

Política de Privacidade

Os artigos são analisados por, pelo menos, dois avaliadores, mediante o sistema de revisão tripla (triple blind review), no qual: (i) o autor não sabe quem é o revisor; (ii) o revisor não sabe quem é o autor; e (iii) o editor associado, embora saiba quem é o revisor, não sabe quem é o autor.