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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Tutorial em inglês com instruções aos autores para uso do sistema ScholarOne em: http://mchelp.manuscriptcentral.com/gethelpnow/training/author/

  • Os artigos devem ser submetidos à RC&F através do Sistema ScholarOne Manuscripts hospedado no SciELO – Scientific Eletronic Library. É importante o preenchimento correto e a conferência dos metadados durante a submissão. O artigo de autoria múltipla deverá ser submetido no sistema ScholarOne, segundo a ordem de contribuição dos autores e todos devem estar cadastrados individualmente no sistema;
  • Os artigos devem ser submetidos SEM QUALQUER IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA no corpo do texto. Para isso, deve ser retirado do artigo quaisquer informações que facilitem a identificação do autor, como, por exemplo, agradecimentos;
  • As informações sobre a autoria (nome completo do autor principal e todos os coautores, instituição, departamento, e-mail, país, estado e cidade) deverão ser registradas no cadastro do sistema;
  • É necessário verificar a conformidade do processo de submissão do sistema ScholarOne e dos itens da estrutura do trabalho listados abaixo. As submissões que estiverem com os registros dos metadados incompletos serão rejeitadas.

 

  1. Artigos 
A estrutura do trabalho, em termos gerais, deverá ser constituída na seguinte ordem:

  • Título do trabalho: o título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ter o máximo de 100 caracteres contando espaços e ser suficientemente específico e descritivo;
  • Resumo: não devem ser usados quadros, enumerações, tabelas, gráficos, ilustrações, equações e fórmulas, além de abreviaturas, siglas, símbolos e, tampouco, citações. O texto do Resumo deve ter o mínimo de 250 e o máximo de 300 palavras. A distribuição das 300 palavras fica por conta do julgamento dos autores em função do que considerarem relevante para o entendimento e uso dos artigos. Os conteúdos esperados, na ordem colocada abaixo, são:
  1.    Resultados e contribuições do artigo: (texto...);
  2.    Objetivo do trabalho: (texto...);
  3.    Lacuna: (texto...);
  4.    Relevância do tema escolhido: (texto...);
  5.    Impacto na área: (texto...); e
  6.    Metodologia: (texto...).
  • Abstract: Versão do resumo na língua do texto para o idioma Inglês;
  • Palavras-chave: na língua do texto, com até cinco descritores mais conhecidos da área, separados entre si por vírgula e finalizados por ponto; 
  • Exemplo: Palavras-chave: ética, códigos de ética, gestão;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento (identificadas as separações específicas de cada trabalho);
  • Conclusão;
  • Referências bibliográficas: citações no corpo do artigo deverão estar completas nas referências bibliográficas ao final do texto e em ordem alfabética, de acordo com as normas da 6ª edição da American Psychological Association (APA);
  • NÃO DEVEM ser feitas notas de rodapé na estrutura dos trabalhos. 

 

Formato: Não exceder a 32 páginas, incluindo as Referências, digitadas em um software compatível com Microsoft Office 2000ou superior para Windows, com as seguintes especificações:
  • Fonte: Times New Roman; tamanho 12 (para textos) e 10 (para tabelas e figuras);
  • Espaçamento: duplo, para o texto, incluindo fórmulas; e espaçamento simples para tabelas e figuras;
  • Alinhamento: justificado, para os parágrafos, com recuo de 1 cm na primeira linha;
  • Número de página: no canto superior direito;
  • Medidas das margens: 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda);
  • Tamanho do papel: A4 (21,0cm x 29,7cm);
  • Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo “quadro”). As Tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com cabeçalho explicitando: o que está sendo representado, quando ocorreu e onde ocorreu. O título deve ser colocado acima da Tabela, conforme a norma APA. As Tabelas devem permitir edição em software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows, ou seja, não devem constar do texto como imagem. Exemplo: Tabela 1 Estatística descritiva para amostra com dados com base em dezembro;
  • Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos “ilustração”, “gráfico”, “organograma” etc.). O título deve ser colocado na parte inferior (abaixo da imagem), precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma APA. Exemplo: Figura 1 Processos inerentes à institucionalização;
  • Fórmulas: devem permitir edição em software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior paraWindows, ou seja, não devem constar do texto como imagem;
  • Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses. Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).

       

       2. Ensaios


Características Gerais:

O ensaio a ser publicado na RC&F é um texto, não necessariamente apoiado por evidências empíricas, para discutir determinado tema, de relevância científica, com alguma sustentação de referência. É, num sentido amplo, uma tese (ideia principal) defendida pelo autor ou autores.
Algumas características devem ser consideradas:

  • Escolha de tema inovador ou que seja percebido por uma perspectiva inovadora;
  • Posição clara em relação ao tema proposto, embora tratando prós e contras;
  • Defesa do ponto de vista com argumentos, evidências (quando for o caso) e contrapontos;
  • Pesquisa bibliográfica, naquilo que for possível, sobre o tema escolhido, sobre a área em que se insere o tema, bem como sobre áreas correlatas;
  • Evidências discursivas convincentes para fundamentar pontos de vista e convencer seus leitores; e
  • Tamanho máximo de 15 páginas, incluindo as referências, dentro da padronização da RC&F.

Estrutura:

Siga as mesmas diretrizes do artigo. Embora a estrutura seja mais livre do que a estrutura dos artigos empíricos ou teórico-empíricos, espera-se introdução, motivação, explicitação do que se pretende argumentar, discussão e conclusão/recomendação/crítica. 

Tipos de ensaio:

Os tipos de ensaio que podem ser aceitos são:

  • Persuasivo: Pretende convencer o leitor sobre as ideias ou opiniões do autor. O autor precisa (a) demonstrar que seu ponto de vista é razoável, (b) manter a atenção do leitor ao longo do texto e (c) fornecer evidências fortes para sustentar o seu ponto de vista.
  • Reflexivo: Inicia-se com uma proposição e um argumento, a seguir apresenta um contra-argumento e, por fim, derruba o contra-argumento com um novo argumento.

Processo de análise e aceitação dos ensaios:

A estrutura editorial existente (editores associados e revisores) da análise e aceitação dos ensaios segue o mesmo processo que os demais artigos.
Os requisitos para a sequência de análise são:

  • O grau de inovação do ensaio. O tema deve ser novo ou ser apresentado sob uma perspectiva inovadora;
  • Relevância, contribuição, provocação e impacto proporcionados para a área coberta no escopo da RC&F; e
  • Qualidade e clareza da argumentação do texto quanto aos elementos apresentados.


Esclarecimentos Adicionais:
 
  • É essencial que os autores indiquem o problema de pesquisa e a lacuna na literatura, a(s) contribuição(ões) do artigo e suas potenciais implicações da pesquisa. Tais elementos proporcionam ajuda aos revisores e editores.
  • O número de autores deve ser de, no máximo, 5 (cinco) integrantes. Na publicação, a ordem de autoria (autor principal e coautores) será aquela informada no momento da submissão. Entende-se que a mesma esteja de acordo com a contribuição de cada um dos autores
  • Os artigos serão publicados sempre em dois idiomas que são português e inglês ou espanhol e inglês. Só serão aceitos trabalhos cujos autores concordem com a versão do seu artigo para a língua inglesa, a ser providenciada pela RC&F, com vistas à publicação no mesmo periódico, ou vice-versa, com a tradução de inglês para o português ou para o espanhol.
  • Os autores, independentemente do número de revisões verificadas, só podem considerar que seus trabalhos serão publicados quando o autor receber a comunicação dizendo que o trabalho FOI APROVADO.
  • Nos casos de trabalhos que passarem por revisões, os autores deverão encaminhar ao Editor-Chefe, um relatório explicitando as alterações efetuadas, bem como uma nova versão do artigo com e sem marcas de revisão no mesmo arquivo.


Tutoriais das normas da American Psychological Association (APA) disponíveis em:
http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O artigo não contém QUALQUER IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA no corpo do texto
  3. Todos os co-autores estão cadastrados no sistema ScholarOne Manuscripts.
  4. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.

     

     

     

    URLs para as referências foram informadas quando possível.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página:

    http://www.rcf.fea.usp.br

     

  6. A estrutura do trabalho, atende aos seguintes requisitos:

    Titulo - incluído nos idiomas português e inglês, máximo de 100 caracteres contando espaços;

    Resumo e Abstract - de 250 a 300 palavras, contendo: Resultados e contribuições do artigo; Objetivo do trabalho; Lacuna; Relevância do tema escolhido; Impacto na área; e Metodologia.

    Palavras-Chave / Keywordscom até cinco descritores mais conhecidos da área, em minúscula, separados entre si por vírgula e finalizados por ponto.

    Citações e Referências bibliográficas: as citações no corpo do artigo foram incluídas nas referências bibliográficas ao final do texto e em ordem alfabética, de acordo com as normas APA - 6ª edição.

    Citação com mais de 40 palavras: recuo de 1 cm, blocado, espaçamento simples, fonte 12. Um espaço simples antes da citação, um espaço simples depois da citação

    Notas de Rodapé: não são aceitas em submissões efetuadas a partir de fevereiro de 2015.


  7. Formato: 

    Numero máximo de páginas: 32

    Fonte: Times New Roman; tamanho 12 (para textos) e 10 (para tabelas, figuras)

    Espaçamento: duplo, para o texto, incluindo fórmulas; e espaçamento simples para tabelas e figuras;

    Alinhamento: justificado, para os parágrafos, com recuo de 1 cm na primeira linha;

    Número das página: no canto superior direito;

    Medidas das margens: 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda);

    Tamanho do papel: A4 (21,0cm x 29,7cm).

    Tabelas: não devem constar do texto como imagem;

    Figuras: não devem constar do texto como imagem;

    Fórmulas: não devem constar do texto como imagem.


  8. Linha de pesquisa: em caso de dúvida, entrar em contato com o Editor-Chefe: recont@usp.br.
 

Declaração de Direito Autoral

O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.

A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.

A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.

 

Política de Privacidade

Os artigos são analisados por, pelo menos, dois avaliadores, mediante o sistema de revisão tripla (triple blind review), no qual: (i) o autor não sabe quem é o revisor; (ii) o revisor não sabe quem é o autor; e (iii) o editor associado, embora saiba quem é o revisor, não sabe quem é o autor.