Contabilização das variações da necessidade de capital de giro

Autores

  • André Seidel Faculdade Radial
  • Ricardo Kume USP; FEA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772003000100005

Palavras-chave:

Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital Físico, Custo Corrente Corrigido (CCC), Lucro Passível de Distribuição, "Reserva das Variações da NCG (RVNCG)"

Resumo

Quando se deseja iniciar uma atividade ou mesmo expandi-la, muito se analisa a necessidade de aplicações em ativos permanentes, mas pouca atenção é dedicada ao "investimento em clientes e estoques". Dessa forma a concessão de prazo para clientes ou a opção por um aumento nos níveis dos estoques, ambos valores contabilizados no ativo circulante, pode significar uma decisão de investimento tão ou mais duradoura do que aquela efetuada em ativos permanentes. A Necessidade de Capital de Giro (NCG), e suas variações, podem levar à falência muitas empresas, principalmente pequenas e médias. Além da preocupação monetária, uma empresa necessita garantir a manutenção de sua estrutura física, permanente e operacional, necessária para suas atividades. O lucro contabilizado através do Custo Corrente Corrigido (CCC), precisa de ajustes para ser considerado totalmente distribuível; sob nosso ponto de vista, as variações da NCG fazem parte desses ajustes. A idéia central deste artigo é a criação de uma Reserva de Capital denominada Reserva das Variações da Necessidade de Capital de Giro (RVNCG) como forma de garantir a manutenção do capital físico da empresa, ajustando o lucro passível de distribuição através da contabilização das variações da NCG. Esse artigo está dividido em quatro partes. Na primeira, percorremos o embasamento teórico. No desenvolvimento, segunda parte, traçamos os objetivos, as premissas e descrevemos a criação e a contabilização da RVNCG. Na terceira parte, demonstramos a proposta do artigo através de três exemplos numéricos com os respectivos Balanços Patrimoniais e Demonstrações do Resultado, mostrando a utilização proposta da RVNCG; por fim, na quarta e última parte apresentamos nossas conclusões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2003-04-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Seidel, A., & Kume, R. (2003). Contabilização das variações da necessidade de capital de giro . Revista Contabilidade & Finanças, 14(31), 66-77. https://doi.org/10.1590/S1519-70772003000100005