Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado de empresa distribuidora de mercadorias

  • Rodney Wernke Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Marluce Lembeck Universidade do Sul de Santa Catarina
Palavras-chave: Segmentos, Margem de contribuição, Avaliação de desempenho

Resumo

O artigo apresenta possíveis aplicações do conceito de margem de contribuição para avaliação de desempenho de segmentos comerciais, voltando-se mais especificamente para empresas que operam no ramo de distribuição de mercadorias. São comentadas e exemplificadas situações em que a margem de contribuição pode servir como ferramenta de apoio aos gestores da área de vendas para averiguar a rentabilidade de produtos, linhas de mercadorias, territórios de venda, canais de distribuição, clientes e vendedores. Por último enfatiza-se o aspecto da projeção de resultados operacionais com base na contribuição total e seus benefícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2004-08-01
Como Citar
Wernke, R., & Lembeck, M. (2004). Análise de rentabilidade dos segmentos de mercado de empresa distribuidora de mercadorias . Revista Contabilidade & Finanças, 15(35), 68-83. https://doi.org/10.1590/S1519-70772004000200006
Seção
naodefinida