A contabilidade e o hipertexto: um estudo sobre o uso de websites como meio de disseminação científica contábil por instituições de ensino superior brasileiras

Autores

  • José Renato Sena Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Antonio Lopo Martinez Universidade Federal da Bahia; Faculdade de Ciências Contábeis; Departamento de Ciências Contábeis

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772007000100009

Palavras-chave:

Contabilidade, Contabilidade^i1^sPesquisa Científ, Contabilidade^i1^sInter

Resumo

Este estudo buscou investigar como as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras utilizam os Websites institucionais para disseminar a produção acadêmico-científica da área contábil. Foi realizado um estudo com IES que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis e que se submeteram ao Exame Nacional de Cursos (ENC) 2003. O universo de pesquisa compreendeu 461 cursos que se submeteram ao ENC. A amostra foi composta pelos cursos que obtiveram conceitos A, B ou C (médios ou superiores à média) no referido exame, totalizando 303 cursos. A metodologia utilizada foi o estudo empírico-exploratório. Foram efetuados 5.711 registros referentes à produção científica. Concluiu-se que a maneira como as IES pesquisadas utilizam os Websites pode ser considerada tímida, uma vez que um elevado número de Instituições não utiliza os sites como meio de disseminação do conhecimento e as evidências apresentaram forte concentração sob os diversos parâmetros analisados: região geográfica, unidade federativa e conceito no ENC 2003.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Divulgação de Trabalho

Como Citar

Oliveira, J. R. S., & Martinez, A. L. (2007). A contabilidade e o hipertexto: um estudo sobre o uso de websites como meio de disseminação científica contábil por instituições de ensino superior brasileiras . Revista Contabilidade & Finanças, 18(43), 97-108. https://doi.org/10.1590/S1519-70772007000100009