Educação on-line em contabilidade: propensão e aspectos curriculares

  • Edgard B. Cornachione Jr Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Contabilidade e Atuária
  • Silvia Pereira de Castro Casa Nova Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Contabilidade e Atuária
  • Maria Rosa Trombetta Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Palavras-chave: MBA On-line, Ensino em Contabilidade, Currículo

Resumo

Com base na literatura envolvendo educação na área de negócios, bem como nos achados de pesquisadores da área de desenvolvimento de recursos humanos e considerando as necessidades educacionais e de treinamento no ambiente de trabalho, este estudo foca a análise da metacognição e propensão de estudantes-executivos (alunos adultos trabalhadores) em participar de disciplinas oferecidas on-line relacionadas a programas de MBA com ênfase em Contabilidade e áreas afins, além de explorar quais conteúdos específicos podem estar relacionados a esse fenômeno. O crescimento da oferta de cursos on-line, considerando a flexibilidade e adaptabilidade que essa modalidade de ensino permite, reforça a importância da compreensão dos fatores que influenciam a propensão à participação. Segundo dados do Anuário Brasileiro Estatístico de EAD 2007, um em cada 80 brasileiros estudoupor EAD em 2006. Foram cerca 2.279.000 alunos a distância matriculados em vários tipos (ensino credenciado, educação corporativa e em outros projetos nacionais e regionais) dentre os 889 cursos a distância (credenciados pelo Sistema de Ensino - MEC e conselhos estaduais de educação). Esses números confirmam a importância de se examinar esse tema. Foi estudada uma amostra composta de 189 alunos de pós-graduação matriculados em programas de MBA em Contabilidade, no formato presencial, oferecido por reconhecida instituição brasileira de ensino e pesquisa (a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI, órgão de apoio ao Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP). Além da análise estatística descritiva, estudos e testes de correlação, de comparação de médias e análise de conglomerados foram conduzidos para apoiar a discussão e resposta às questões de pesquisa aqui estabelecidas. De forma integrada, os resultados reforçam a premissa de que o conteúdo de disciplinas possui papel relevante na propensão dos estudantes em participar de cursos on-line. Implicações para as dimensões acadêmicas e profissionais, assim como sugestões para futuras pesquisas são também apresentadas.

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Publicado
2007-12-01
Como Citar
Cornachione Jr, E., Nova, S., & Trombetta, M. (2007). Educação on-line em contabilidade: propensão e aspectos curriculares . Revista Contabilidade & Finanças, 18(45), 9-21. https://doi.org/10.1590/S1519-70772007000400002
Seção
Artigos