A gestão por processos gera melhoria de qualidade e redução de custos: o caso da unidade de ortopedia e traumatologia do hospital das clínicas da Universidade Federal de Pernambuco

Autores

  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Ciências Contábeis
  • José Francisco Ribeiro Filho Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Ciências Contábeis
  • James Anthony Falk Faculdade de Boa Viagem; Departamento de Ciências Administrativas
  • Jeronymo José Libonati Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Ciências Contábeis
  • Jorge Expedito de Gusmão Lopes Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Ciências Contábeis

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000300007

Palavras-chave:

Indicadores de qualidade hospitalar, Protocolos médicos, Hospitais universitários

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal verificar até que ponto a utilização de protocolos de atendimento médico-hospitalar pode promover um incremento na qualidade dos serviços prestados via padronização de processos, no mesmo tempo em que propicia uma redução nos custos diretamente relacionados aos procedimentos protocolados. O estudo em tela ocorreu na Unidade de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, e se refere ao procedimento de artroplastia de joelho ou colocação de prótese no joelho. Dados foram coletados durante os anos de 2004 e 2005 sobre indicadores de qualidade e sobre os custos diretos da cirurgia e da internação referentes a 89 pacientes que se submeteram ao procedimento sob estudo. A pesquisa foi realizada em dois momentos distintos: antes e após a implantação do protocolo que envolveu todo o processo médicohospitalar desde o seu atendimento inicial no ambulatório até sua alta do hospital. Por meio da análise dos dados ficou evidenciado que o protocolo implantado promoveu uma redução no tempo médio de espera para a realização da cirurgia da ordem de 3 dias, permitiu a diminuição de 7 dias na permanência total dos pacientes, reduziu em cerca de 20 minutos o tempo médio de duração da cirurgia. Todavia, não se conseguiu reduzir de maneira significativa os custos diretos de consumo, mas proporcionou uma queda em todos os custos diretos vinculadas à internação.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lagioia, U. C. T., Ribeiro Filho, J. F., Falk, J. A., Libonati, J. J., & Lopes, J. E. de G. (2008). A gestão por processos gera melhoria de qualidade e redução de custos: o caso da unidade de ortopedia e traumatologia do hospital das clínicas da Universidade Federal de Pernambuco . Revista Contabilidade & Finanças, 19(48), 77-90. https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000300007