Divulgação de informações sociais por empresas brasileiras segundo os indicadores de responsabilidade social corporativa da ONU

Autores

  • Marcelle Colares Oliveira Universidade Federal do Ceará; Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza
  • Marcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará; Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Faculdade de Economia, Administração e Atuariais
  • Vera Maria Rodrigues Ponte Universidade Federal do Ceará; do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Faculdade de Economia, Administração e Atuariais
  • João Ésio Pontes Junior Universidade de Fortaleza; Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772009000300008

Palavras-chave:

Indicadores de Responsabilidade Social Corporativa, Divulgação, Empresas Brasileiras, Organização das Nações Unidas

Resumo

Diversas são as iniciativas de instituições nacionais e internacionais no sentido de se chegar a um conteúdo de informações sociais que seja evidenciado pelas empresas e atenda às necessidades dos stakeholders. Em 2008, foi lançado o Guia de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em Relatórios Anuais, da Organização das Nações Unidas (ONU), elaborado com base no GRI, nas normas da OIT e da OCDE e alinhado às definições adotadas nas normas do IASB. O presente estudo tem por objetivo principal analisar a divulgação de informações sociais pelas empresas brasileiras do Novo Mercado da Bovespa, segundo os Indicadores de Responsabilidade Social Corporativa contidos no Guia da ONU. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório, de natureza qualitativa, delineado por pesquisa bibliográfica e documental. Na interpretação dos dados coletados, empregou-se a análise de conteúdo, tendo-se uma visão da preponderância da divulgação de cada um dos indicadores da ONU pelas empresas brasileiras pesquisadas. Os resultados obtidos foram comparados com os de pesquisa de 2008 realizada pela ONU, que investigou a divulgação dos seus indicadores por uma amostra de cem empresas de mercados emergentes. Observou-se que as empresas brasileiras pesquisadas divulgam indicadores sociais recomendados no Guia da ONU, alinhando sua divulgação a padrões internacionalmente aceitos. Observou-se, no entanto, que não foram divulgados, na mesma proporção, os indicadores de desempenho não financeiro, só mais recentemente recomendados.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Divulgação de informações sociais por empresas brasileiras segundo os indicadores de responsabilidade social corporativa da ONU . (2009). Revista Contabilidade & Finanças, 20(51), 116-132. https://doi.org/10.1590/S1519-70772009000300008