Earnings management: estudo de caso do Banco Nacional

Autores

  • César Medeiros Cupertino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772006000200009

Palavras-chave:

Gerenciamento de Lucros, Problemas de Agência, Banco Nacional S.A

Resumo

Este artigo promove um estudo de caso de uma das maiores instituições financeiras brasileiras da década de 90: o Banco Nacional S.A. (BNSA). O BNSA teve sua intervenção decretada pelo Banco Central do Brasil em 1995, após ser identificada a existência de ativos insolventes, originados por gerenciamento fraudulento dos lucros da entidade. O estudo visa investigar a gestão fraudulenta de lucros do Banco Nacional S.A., tanto nos seus aspectos motivadores, quanto em relação aos seus efeitos na composição patrimonial da entidade. A abordagem metodológica contempla: (i) pesquisa explicativa, quanto aos objetivos do estudo; (ii) estudo de caso, quanto aos procedimentos aplicados e (iii) pesquisa qualitativa, quanto à abordagem do problema. Constatou-se que pode haver interesses inconciliáveis entre o agente e o principal, conforme disciplinado pela teoria da agência. O artigo, ainda, ressalta a importância do conhecimento dos dados financeiros na identificação dos fatos de interesse, dos ajustes pertinentes e da correta evidenciação da situação patrimonial da entidade.

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Publicado

2006-08-01

Edição

Seção

Divulgação de Trabalho

Como Citar

Cupertino, C. M. (2006). Earnings management: estudo de caso do Banco Nacional . Revista Contabilidade & Finanças, 17(41), 110-120. https://doi.org/10.1590/S1519-70772006000200009