Política de dividendos, na prática, é importante?

Autores

  • Lenita Loss FUCAPE
  • Alfredo Sarlo Neto FUCAPE

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772003000400008

Palavras-chave:

Política de dividendos, Sinalização, Agenciamento, Efeito Clientela

Resumo

Efetuou-se uma verificação dos resultados empíricos que tratam a relevância da política de financiamento, em especial, a política de dividendos. Três enfoques foram tratados: a Hipótese da Sinalização, a Hipótese do Agenciamento e a Hipótese da Preferência Tributária e o Efeito Clientela. Nas duas primeiras abordagens pode-se traçar alguma tendência. Os administradores acreditam que os dividendos carregam sinais sobre o futuro da organização e os dividendos tendem a ser utilizados como redutores de problemas relacionados a conflitos de agência. No entanto, nas três abordagens, ainda não há evidências empíricas conclusivas, especialmente porque características próprias dos diferentes mercados podem conduzir a administração a estabelecer políticas diferenciadas.

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Publicado

2003-10-01

Edição

Seção

Divulgação de Trabalho

Como Citar

Política de dividendos, na prática, é importante? . (2003). Revista Contabilidade & Finanças, 14(spe), 39-53. https://doi.org/10.1590/S1519-70772003000400008