RACIOCÍNIO CRÍTICO EM AMBIENTES VIRTUAIS

Autores

  • Ivan Carlin Passos Universidade Federal Fluminense Uniararas http://orcid.org/0000-0002-5301-2158
  • Edgard Bruno Cornacchione Junior Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Luiz Eduardo Gaio Fundação Getúlio Vargas
  • Eduardo de Brito Uniararas

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v10i26.111420

Palavras-chave:

Raciocínio Crítico, Educação Contábil, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

Nos últimos anos o Brasil vem ocupando uma posição de destaque econômico no mundo, porém não se observa o mesmo quando se trata de qualidade do ensino, tanto em nível básico quanto superior. As novas gerações nascidas na Era Digital, como a denominada “Geração Y” ou mesmo  a “Z” apresentam diversas qualidades, porém dentre suas deficiências, preocupa o fato de adorarem tecnologias que competem com outras atividades que desenvolvem raciocínio critico, como a leitura e solução de problemas. A habilidade de Raciocínio Crítico (Critical Thinking) é enfatizada como importante para diversos tipos de profissionais e pesquisada há muitos anos. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar empiricamente a aplicação do modelo de desenvolvimento de Raciocínio Crítico de Richard Paul no ambiente virtual Moodle em alunos de disciplinas contábeis. Aplicou-se um quase experimento, no primeiro semestre de 2013, em alunos do curso de graduação presencial em Administração na disciplina Orçamento Empresarial e Controladoria de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo. O instrumento de avaliação de raciocínio crítico foi o Ennis Weir Critical Thinking Essay Test (EWCTET). O principal resultado foi que o modelo de Richard Paul não teve efeito significativo no desenvolvimento de habilidades de raciocínio crítico quando aplicado em uma abordagem mista e via ambiente virtual de aprendizagem Moodle, contrariando pesquisas anteriores. Para futuras pesquisas, sugerem-se amostras maiores que possibilitem melhorar o poder estatístico dos resultados e a investigação de formas de controle que intensifiquem o tempo de dedicação dos alunos nas atividades assíncronas.

 

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Biografia do Autor

  • Ivan Carlin Passos, Universidade Federal Fluminense Uniararas

    Professor da Universidade Federal Fluminense
    Professor e Coordenador do curso de Ciências Contábeis da FHO|Uniararas

  • Edgard Bruno Cornacchione Junior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Professor Titular da FEA-USP
  • Luiz Eduardo Gaio, Fundação Getúlio Vargas
    Pós-doutorando da EAESP/FGV
  • Eduardo de Brito, Uniararas
    Professor da FHO-Uniararas

Publicado

2016-05-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Passos, I. C., Cornacchione Junior, E. B., Gaio, L. E., & Brito, E. de. (2016). RACIOCÍNIO CRÍTICO EM AMBIENTES VIRTUAIS. Revista De Contabilidade E Organizações, 10(26), 77-88. https://doi.org/10.11606/rco.v10i26.111420