Justificativas do turnover de CEOs: estudo em companhias brasileiras investidas por fundos de pensão

Autores

  • Ruben Mendes Matos Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Romualdo Douglas Colauto Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v11i30.134430

Palavras-chave:

CEO. Turnover. Justificativas. Fundos de Pensão

Resumo

O estudo identifica as justificativas para o turnover de CEO em companhias de capital aberto no período 2010 a 2014 e mede a intensidade da divulgação dessas justificativas. Para tanto, foi proposto um índice distribuído nas dimensões de divulgação ‘forçada e voluntária’, a exemplo do estudo de Parrino (1997). A confiabilidade do índice foi medida pelo teste KR-20. A amostra cobriu 65 companhias brasileiras de capital aberto que tinham no mínimo um Fundo de Pensão fechado como acionista. A identificação das justificativas sobre o turnover de CEO foi feita por Análise de Conteúdo. Os resultados para amostra brasileira apontam uma tendência de aumento no turnover quando o desempenho é insatisfatório, corroborando resultados do estudo de Kaplan e Minton (2012). As trocas de CEOs ocorreram predominantemente em companhias com participação societária de fundos de pensão vinculados às empresas estatais. As justificativas de ‘desempenho insatisfatório’ e ‘atuação exclusiva no conselho’ (não acumulo de cargos executivos) foram as mais divulgadas na mídia especializada consultada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruben Mendes Matos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

    Mestre em Contabilidade pela UFPR. Especialização em Direito Societário pela UFPR. Possui graduação em DIREITO pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria integral, tributária e em Contabilidade. É Professor de graduação no Curso de Ciências Contábeis e de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas.

  • Romualdo Douglas Colauto, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Pós-Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP (2015). Doutor e Mestre em Engenharia de Produção na Área de Gestão de Negócios pela UFSC (2005); Especialista em Consultoria Empresarial pela Faculdade Estadual de Ciências Econômica de Apucarana (1999); Graduado em Ciências Contábeis (1993) e em Letras (1998). Professor Associado II do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2010. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade PPGOCNT-UFPR ? Mestrado e Doutorado. Editor Adjunto da Revista Universo Contábil; Líder do Laboratório de Pesquisa em Contabilidade Financeira certificado pela Universidade Federal do Paraná. Desde 2009, atua como avaliador Institucional do INEP; Entre 2011-2013 foi Membro da Comissão Coordenadora do ENADE na área de Ciências Contábeis. Ocupou cargos Executivos em Entidade do Terceiro Setor no Estado do Paraná de 1990 a 2001. Foi Coordenador de Cursos de Graduação em Ciências Contábeis em Instituição de Ensino Superior Privada em Florianópolis-SC de 2002 a 2005. De 11/2006 a 07/2010 foi Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis, Coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis de 2006 a 2009, Editor Científico da Revista de Contabilidade Vista & Revista de 2006 a 2008, Membro do Conselho Diretor da Fundação IPEAD da Universidade Federal de Minas Gerais. Já publicou mais de 90 artigos em periódicos e divulgou 120 artigos em congressos nacionais e internacionais.

Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Matos, R. M., & Colauto, R. D. (2017). Justificativas do turnover de CEOs: estudo em companhias brasileiras investidas por fundos de pensão. Revista De Contabilidade E Organizações, 11(30), 24-35. https://doi.org/10.11606/rco.v11i30.134430