Sobre corruptos, corrompidos e culpados: relatos de servidores públicos sobre práticas de corrupção

Autores

  • Rachel Juliene Menezes Sodré Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v11i31.134465

Palavras-chave:

Práticas de corrupção. Comportamento desviante no trabalho. Setor público.

Resumo

Este artigo analisa possíveis articulações entre comportamentos desviantes no trabalho e a ocorrência de práticas de corrupção em organizações do setor público. A partir dos relatos de servidores públicos de um governo estadual, foram observadas as percepções e experiências desses servidores em relação a atos de corrupção. A literatura sobre comportamentos desviantes no trabalho sugere que as práticas de corrupção nas organizações variam de um grau de desvio de comportamento grave a aceitável. No caso analisado, as evidências indicam o uso de mecanismos de aceitação e perpetuação de práticas de corrupção, como um posicionamento oficial de negação de que tenha ocorrido corrupção e uso de processos informais para tratar denúncias, como investigação e atribuição de sanções a delatores e delatados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rachel Juliene Menezes Sodré, Universidade Federal de Minas Gerais
    Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e especialização lato sensu em Direito Público pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente é mestranda em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais.

Publicado

2018-01-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sodré, R. J. M. (2018). Sobre corruptos, corrompidos e culpados: relatos de servidores públicos sobre práticas de corrupção. Revista De Contabilidade E Organizações, 11(31), 21-30. https://doi.org/10.11606/rco.v11i31.134465