Terceirização de portais de transparência fiscal em prefeituras municipais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.164383

Palavras-chave:

Descontinuidade de Portais de Transparência, Governo eletrônico, Abertura de governos, Sistemas de Administração Financeira, Análise Qualitativa Comparada

Resumo

A terceirização de portais de transparência pode ser um projeto frágil, superficial e suscetível à desatualização dos dados. O artigo explorou como ocorria e os efeitos da terceirização dos portais de transparência. Foi aplicada uma análise qualitativa comparada (Qualitative Comparative Analysis – QCA) em dezesseis prefeituras de um mesmo estado. Essas prefeituras assinaram um Termo de Ajuste de Gestão com o Tribunal de Contas, e como estratégia para atendimento do termo, terceirizaram a implantação dos seus portais de transparência. Nos casos em questão, a integração entre o portal de transparência com sistemas de administração financeira e o registro de eventos orçamentários de forma concomitante à ocorrência, sinalizaram ser decisivos para a preservação da atualização dos dados no portal de prefeituras após cessar período de maior fiscalização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aquino, A.C.B. & Azevedo, R.R. (2017). Restos a pagar e a perda da credibilidade orçamentária. Revista de Administração Pública, 51(4), 580-595. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612163584.

Attard, J., Orlandi, F., Scerri, S., & Auer, S. (2015). A systematic review of open government data initiatives. Government Information Quarterly, 32(4), 399-418. DOI: https://doi.org/10.1016/j.giq.2015.07.006.

Azevedo, R.R., Aquino, A.C.B., Neves, F., & Silva, C. (2020a). Deadlines and Software: disentangling local government accounting gradual reforms in Brazil. Public Money & Management. DOI: https://doi.org/10.1080/09540962.2020.1766203.

Azevedo, R.R., Lino, A.F., Aquino, A.C.B., & Machado-Martins, T.C.P. (2020b). Financial Management Information Systems and accounting policies retention in Brazil. International Journal of Public Sector Management, 33(2/3), 207-227. DOI: https://doi.org/10.1108/IJPSM-01-2019-0027.

Baldissera, J., Dall’Asta, D., Casagrande, L., & Oliveira, A. (2020). Influência dos aspectos socioeconômicos, financeiro-orçamentários e político-eleitorais na transparência dos governos locais. Revista de Administração Pública, 54(2), 340-359. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220190048.

Bertot, John C., Jaeger, P. T. & Grimes, J. M. (2010). Using ICTs to create a culture of transparency: E-government and social media as openness and anti-corruption tools for societies. Government Information Quarterly, 27(3), 264–271. DOI: https://doi.org/10.1016/j.giq.2010.03.001.

Bovaird, T. (2015). The ins and outs of outsourcing and insourcing: what have we learnt from the past 30 years? Public Money & Management, 36(1), 67–74. DOI: https://doi.org/10.1080/09540962.2015.1093298.

Camporez, P. (2019, 03 de abril). TCU decide que estatais deverão divulgar salário de funcionários e dirigentes. O Globo. Recuperado em 05 maio, 2019, de https://oglobo.globo.com/economia/tcu-decide-que-estatais-deverao-divulgar-salario-de-funcionarios-dirigentes-23571510.

Caudle, S. L., Gorr, W. L., & Newcomer, K. E. (1991). Key Information Systems Management Issues for the Public Sector. MIS Quarterly, 15(2), 171-188. DOI: https://doi.org/10.2307/249378.

Cruz, N.F., Tavares, A.F., Marques, R.C., Jorge, S., & Sousa, L. (2015). Measuring Local Government Transparency. Public Management Review, 18(6), 866-893. DOI: https://doi.org/10.1080/14719037.2015.1051572.

Cucciniello, M., Porumbescu, G.A., & Grimmelikhuijsen, S. (2017). 25 Years of Transparency Research: Evidence and Future Directions. Public Administration Review, 77(1), 32–44. DOI: https://doi.org/10.1111/puar.12685.

Ferreira, K. (2014, 14 de Dezembro). Prefeituras do Pará ignoram Lei da Transparência. O Liberal, Caderno Dinheiro, 5. Recuperado em 19 maio, 2020, de http://www.ormnews.com.br/noticia/prefeituras-do-para-ignoram-lei-da-transparencia#.VI7hxNLF-E4.

Ganapati, S. & Reddick, C.G. (2014). The Use of ICT for Open Government in U.S. Municipalities: Perceptions of Chief Administrative Officers. Public Performance & Management Review, 37(3), 365-387. DOI: https://doi.org/10.2753/PMR1530-9576370302.

Gantman, S. (2016). IT Outsourcing in the Public Sector: A Literature Analysis. World Scientific-Now Publishers Series in Business, 83–134. DOI: https://doi.org/10.1142/9789813109315_0003.

Goh, J. M. & Arenas, A. E. (2020). IT value creation in public sector: how IT-enabled capabilities mitigate tradeoffs in public organizations. European Journal of Information Systems, 1-19. DOI: https://doi.org/10.1080/0960085X.2019.1708821.

Heald, David. (2003). Fiscal Transparency: Concepts, Measurement and UK Practice. Public Administration, 81(4), 723–759. DOI: https://doi.org/10.1111/j.0033-3298.2003.00369.x.

Heald, D. (2006). Varieties of Transparency. In Transparency: The Key to Better Governance? British Academy, 25-43. DOI: https://doi.org/10.5871/bacad/9780197263839.003.0002.

IBP, International Budget Partnership (n.d.). Recuperado em 20 maio, 2020, em https://www.internationalbudget.org.

Jalón, M. L. D., Heras, E. N. & Agudo, L. M. (2017). Cumplimiento de los requisitos de transparencia: un diagnóstico de la situación para los municipios españoles de más de 50.000 habitantes. INNOVAR. Revista de Ciencias Administrativas y Sociales, 27(66),109-12. Recuperado em 18 de maio, 2019, de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=81853737008.

Leite Filho, G. A., Colares, A. F. V. & Andrade, I. C. F. (2015). Transparência da gestão fiscal pública: Um estudo a partir dos portais eletrônicos dos maiores municípios do Estado de Minas Gerais. Revista Contabilidade Vista & Revista, 26 (2): 114-136. Recuperado em 18 maio, 2020, de https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2647.

Licht, J.F. (2014). Policy Area as a Potential Moderator of Transparency Effects: An Experiment. Public Administration Review, 74 (3), 361-371. DOI: https://doi.org/10.1111/puar.12194.

Lino, A. F., Carvalho, L. B, Aquino, A. C. B, & Azevedo, R. R. (2019). A falta de trabalho institucional e mudanças organizacionais incompletas em municípios brasileiros. Revista de Administração Pública, 53(2), 375-391. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220170404.

Mahoney, J. (2000). Strategies of causal inference in Small-N analysis. Sociological Methods & Research, 28 (4), 387-324. DOI: http://doi.org/10.1177/0049124100028004001.

Mahoney, J., & Goertz, G. (2006). A tale of two cultures: contrasting quantitative and qualitative research. Political Analysis, 14 (3), 227-249. DOI: http://doi.org/10.1093/pan/mpj017.

Meijer, A. (2013). Understanding the Complex Dynamics of Transparency. Public Administration Review, 73(3), 429– 39. DOI: http://doi.org/10.1111/puar.12032.

Michener, G., & Bersch, K. (2013). Identifying transparency. Information Polity. 18, 233–242. DOI: http://doi.org/10.3233/IP-130299.

Miranda, S.M & Kim, Y. (2006). Professional versus Political Contexts: Institutional Mitigation and the Transaction Cost Heuristic in Information Systems Outsourcing. MIS Quarterly, 30(3), 725-753. DOI: http://doi.org/10.2307/25148747.

Misangyi, V. F. (2016). Institutional complexity and the meaning of loose coupling: Connecting institutional sayings and (not) doings. Strategic Organization, 14(4), 407–440. DOI: http://doi.org/10.1177/1476127016635481.

MPPA, Núcleo de Combate à Improbidade Administrativa e Corrupção. (2015). Projeto Transparência Já! Recuperado em 20 maio, 2020, de https://www2.mppa.mp.br/sistemas/gcsubsites/index.php?action=MenuOrgao.show&id=5546&oOrgao=80.

Neves, F. R. & Silva, P. B. (2019). Transparency to whom? Two views over local governments websites. XIX USP International Conference in Accounting. São Paulo, SP.

Oliver, C. (1991). Strategic Responses to Institutional Processes. Academy of Management Review, 16 (1), 145–179. DOI: http://doi.org/10.5465/amr.1991.4279002.

Orton, J. D., & Weick, K. E. (1990). Loosely coupled systems: A reconceptualization. Academy of management review, 15(2), 203-223. DOI: http://doi.org/10.2307/258154.

Pasquier, M., & Villeneuve, J.P. (2007). Organizational barriers to transparency: a typology and analysis of organizational behaviour tending to prevent or restrict access to information. International Review of Administrative Sciences, 73(1), 147–162. DOI: http://doi.org/10.1177/0020852307075701.

Peled, A. (2000). The politics of outsourcing: bureaucrats, vendors, and public information technology (IT) projects. Information Infrastructure and Policy, 6(4), 209-225.

PEFA, Public Expenditure and Financial Accountability. (n.d.). Recuperado em 20 de maio, 2020, de https://www.pefa.org.

Raupp, F.M., Abreu, E. & Abreu, M.B. (2015). Disponibilização de informações à sociedade em meios eletrônicos: um estudo nas prefeituras dos maiores municípios brasileiros. Revista Catarinense da Ciência Contábil. 14 (42): 41-54. DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n42p41-54.

Rihoux, B., & Marx, A. (2013). QCA 25 years after “the comparative method”: mapping, challenges, and innovations - mini-symposium. Political Research Quarterly, 66 (1): 167-235. DOI: https://doi.org/10.1177/1065912912468269.

Rohlfing, I., & Schneider, C. Q. (2016). A unifying framework for causal analysis in set-theoretic multimethod research. Sociological Methods & Research, 47(1), 37-63. DOI: https://doi.org/10.1177/0049124115626170.

Rosendorff, B. P. (2004). Review of Daniel W. Drezner’s “Locating the Proper Authorities”. Perspectives on Politics, 2(2), 424-425.

Rossi, F.M.; Brusca, I., & Aversano, N. (2016). Financial Sustainability as a Driver for Transparency and E-Democracy: A Comparative Study in Italian and Spanish Local Governments. International Journal of Public Administration, 41(1), 22-33. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/01900692.2016.1242623.

Thomann, E., & Maggetti, M. (2017). Designing research with qualitative comparative analysis (QCA) approaches, challenges, and tools. Sociological Methods & Research, 1-31. DOI: http://doi.org/10.1177/0049124117729700.

Welch, E. W., Hinnant, C. C., & Moon, M. J. (2005). Linking citizen satisfaction with e-government and trust in government. Journal of Public Administration Research and Theory, 15(3), 371-391. DOI: http://doi.org/10.1093/jopart/mui021.

Wirtz, B.W., & Kurtz, O.T. (2016). Local e-government and user satisfaction with city portals – the citizens’ service preference perspective. Int Rev Public Nonprofit Mark, 13, 265–287. DOI: http://doi.org/10.1007/s12208-015-0149-0.

Worthy, B. (2010). More Open but Not More Trusted? The Effect of the Freedom of Information Act 2000 on the United Kingdom Central Government. Governance. 23 (4): 561-582. DOI: http://doi.org/10.1111/j.1468-0491.2010.01498.x.

Worthy, B. (2015). The Impact of Open Data in the UK: Complex, unpredictable, and political. Public Administration. 93(3):788-805. DOI: https://doi.org/10.1111/padm.12166.

Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dias, L. N. da S., Aquino, A. C. B. de, Silva, P. B. da, & Albuquerque, F. dos S. (2020). Terceirização de portais de transparência fiscal em prefeituras municipais. Revista De Contabilidade E Organizações, 14, e164383. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.164383