O impacto da inovação no desempenho econômico-financeiro das MPEIs catarinenses beneficiadas pelo programa juro zero (FINEP)

Autores

  • Alessandra Vasconcelos Gallon Universidade Federal do Ceará
  • Diane Rossi Maximiano Reina Instituto de Ensino Superior da Grande Florianopólis
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v4i8.34761

Palavras-chave:

Inovação, Desempenho econômico-financeiro, Micro e pequenas empresas inovadoras (MPEIs) catarinenses

Resumo

Inovação é considerada, a partir dos anos 90, um tema estratégico para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas. Embora apontada como um fator crítico para a obtenção de vantagem competitiva, muito ainda há que ser desenvolvido para fomentá-la e descobrir suas variáveis incentivadoras. Nesse contexto, esta pesquisa de natureza descritiva, realizada por meio de um estudo de casos múltiplos, com abordagem qualitativa-quantitativa dos dados, busca analisar o impacto do projeto inovador financiado pelo Programa Juro Zero (PJZ) da FINEP no desempenho econômico-financeiro das MPEIs catarinenses. Em linhas gerais, os resultados evidenciaram que 22,73% das MPEIs catarinenses efetuaram o registro de marca e patente do produto financiado pelo PJZ, e que a maioria das empresas firmaram parcerias e/ou cooperações com instituições de pesquisa para a execução do projeto inovador, fatos esses que confirmam a geração da inovação e de capacidade tecnológica nas empresas. Com relação ao desempenho econômico-financeiro, houve uma evolução no faturamento médio e também uma melhora nos índices de liquidez e rentabilidade das MPEIs no período pós-financiamento. Por fim, concluiu-se que o PJZ tem atingido seu objetivo por meio da promoção da capacidade inovadora e consequentemente contribuiu para a sustentabilidade das MPEIs catarinenses analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Como Citar

Gallon, A. V., Reina, D. R. M., & Ensslin, S. R. (2010). O impacto da inovação no desempenho econômico-financeiro das MPEIs catarinenses beneficiadas pelo programa juro zero (FINEP) . Revista De Contabilidade E Organizações, 4(8), 112-138. https://doi.org/10.11606/rco.v4i8.34761

Edição

Seção

Artigos