Riscos de Conformidade Tributária: Um estudo de caso no estado de São Paulo

Autores

  • Roberto Kazuo Miyoshi Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
  • Sílvio Hiroshi Nakao Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v6i14.45400

Palavras-chave:

Riscos de conformidade tributária, tributação, custos de conformidade tributária.

Resumo

Esta pesquisa fornece um estudo empírico a respeito de fatores que afetam os riscos relacionados à conformidade tributária. Para obter dados em profundidade com vistas a alcançar o objetivo da pesquisa, utilizou-se de um estudo de caso de uma indústria que implantou um gerenciamento de riscos tributários concernentes ao ICMS do Estado de São Paulo, até então inexistente. Recorrendo-se à metodologia sugerida pelo COSO para o gerenciamento de riscos, identificou-se seus componentes, os riscos e os fatores que os desencadeiam, as atividades de controle e as respostas aos riscos implantadas que causam impacto nos custos de conformidade tributária. Avaliou-se as metodologias de natureza quantitativa e qualitativa de mensuração de riscos, e foram encontrados pontos fracos e fortes em ambas as metodologias. Observou-se que a percepção da empresa sobre os riscos tributários não possui completa aderência com a avaliação quantitativa. Os recursos humanos foram identificados como o fator de risco mais relevante dentro do ambiente da empresa investigada. Verificou-se também que ao estabelecer as atividades de controle e resposta aos riscos tributários, incorre-se em uma elevação nos custos de conformidade tributária, mas este impacto é mitigado pela redução à exposição dos riscos tributários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberto Kazuo Miyoshi, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
    Agente Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP.
  • Sílvio Hiroshi Nakao, Universidade de São Paulo (USP)
    Professor Doutor do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP.

Downloads

Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Miyoshi, R. K., & Nakao, S. H. (2012). Riscos de Conformidade Tributária: Um estudo de caso no estado de São Paulo. Revista De Contabilidade E Organizações, 6(14), 46-76. https://doi.org/10.11606/rco.v6i14.45400