ADERÊNCIA AO DISCLOSURE RELATIVO À AJUSTE A VALOR PRESENTE NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • Falber Cristiano Oliveira de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Patrícia Vasconcelos Rocha Mapurunga Universidade Federal do Ceará
  • Vera Maria Rodrigues Ponte Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v8i21.55456

Palavras-chave:

Disclosure. Ajuste a Valor Presente. Fatores Explicativos.

Resumo

A presente pesquisa teve dois objetivos principais: levantar os graus de cumprimento às orientações de divulgação definidas no CPC 12 pelas companhias listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa); e identificar os incentivos capazes de explicar a aderência das firmas ao disclosure além da exigência normativa. Para tanto, a partir do normativo, construiu-se métrica de pesquisa contendo 17 itens passíveis de divulgação pelas firmas, e, em seguida, verificou-se a sua aderência por 315 companhias listadas na  BM&FBovespa. Constatou-se que as empresas apresentaram baixo grau de cumprimento às orientações de divulgação. A partir de testes de diferenças entre médias, verificou-se que as variáveis Setor Construção, Internacionalização, Firma de Auditoria e Governança Corporativa estão associadas às empresas de maiores níveis de disclosure. Além disso, com base na Análise de Regressão, não se pode rejeitar a hipótese de que o disclosure relativo ao Ajuste a Valor Presente pode ser explicado por fatores econômicos, patrimoniais e institucionais das firmas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Falber Cristiano Oliveira de Sousa, Universidade Federal do Ceará
    Graduando do curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Breve Currículo - Estagiário da Diretoria de Fiscalização (DIRFI) do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM/CE) de outubro/2010 a março/2011. Desde março/2011, estagiário da Contadoria do Foro da Justiça Federal do Ceará (JFCE).
  • Patrícia Vasconcelos Rocha Mapurunga, Universidade Federal do Ceará
    Mestre em Controladoria e Administração pela Universidade Federal do Cerá (2012). Possui graduação em CIENCIAS CONTABEIS pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é Analista de Controle Externo - TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARA.
  • Vera Maria Rodrigues Ponte, Universidade Federal do Ceará
    Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1985), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (2001) e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando como Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria e como vice-coordenadora do Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria. É editora adjunta da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPEC) e parecerista de revistas e eventos qualificados pela CAPES. Tem produção bibliográfica nas áreas de Controladoria, Disclosure, Governança Corporativa e Normas Contábeis Internacionais. Em termos de produção científica, tem publicação de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais e trabalhos apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais. Orienta alunos de mestrado e de graduação. Coordena projeto de pesquisa na UFC.

Downloads

Publicado

2014-08-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sousa, F. C. O. de, Mapurunga, P. V. R., & Ponte, V. M. R. (2014). ADERÊNCIA AO DISCLOSURE RELATIVO À AJUSTE A VALOR PRESENTE NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. Revista De Contabilidade E Organizações, 8(21), 14-24. https://doi.org/10.11606/rco.v8i21.55456