SEPARAÇÃO ENTRE PROPRIEDADE E CONTROLE E SUA RELAÇÃO COM DESEMPENHO E VALOR DE EMPRESAS BRASILEIRAS: ONDE ESTAMOS?

Autores

  • Fernanda Maciel Peixoto Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Gestão e Negócios
  • Aline Rabelo Assis Buccini Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v7i18.55613

Palavras-chave:

Estrutura de Propriedade e Controle, Desempenho, Valor.

Resumo

Inicialmente, esta investigação realiza um diagnóstico da situação atual da estrutura de propriedade e controle das empresas brasileiras de capital aberto negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo nos anos de 2004, 2006 e 2008. Em seguida, busca identificar uma possível relação entre a concentração de direitos de voto e a concentração de direitos sobre o fluxo de caixa com desempenho e valor das empresas. Para tanto, utiliza a análise de dados em painel visando relacionar variáveis de estrutura de propriedade e variáveis de desempenho/valor (Q de Tobin, Retorno sobre o Ativo e Price to Book Ratio). Como resultados, percebeu-se que no Brasil ainda há alta concentração de controle em poder de poucos acionistas. No entanto, o percentual de empresas com esse perfil vem diminuindo no período estudado. A razão capital votante sobre capital total também vem se reduzindo, o que é positivo para a governança corporativa. Os acionistas de empresas familiares, de empresas de capital privado e estatais vêm perdendo espaço na composição acionária das organizações, dando lugar aos acionistas institucionais, estrangeiros e acionistas pulverizados. No que tange à relação entre estrutura de propriedade e valor/performance, constatou-se que firmas com estrutura mais concentrada possuem menor valor e menor desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maciel Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Gestão e Negócios

Doutoranda em Administração no CEPEAD/UFMG. Aluna visitante de Doutoramento no ISEG/UTL - Lisboa. Atua no departamento de administração da FAGEN/UFU.

Aline Rabelo Assis Buccini, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Engenharia Civil na UFMG. Mestre em Administração pela UFMG.

Downloads

Publicado

2013-08-07

Como Citar

Peixoto, F. M., & Buccini, A. R. A. (2013). SEPARAÇÃO ENTRE PROPRIEDADE E CONTROLE E SUA RELAÇÃO COM DESEMPENHO E VALOR DE EMPRESAS BRASILEIRAS: ONDE ESTAMOS?. Revista De Contabilidade E Organizações, 7(18), 48-59. https://doi.org/10.11606/rco.v7i18.55613

Edição

Seção

Artigos