ATITUDE EMPREENDEDORA NA PERCEPÇÃO DE EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS E SOCIAIS

Autores

  • Izabel Cristina Ferraz Barros Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Lucia Rejane Da Rosa Gama Madruga Doutora em Agronegócios pela UFRGS
  • Lucas Veiga Ávila Universidade Federal de Santa Maria -UFSM
  • Thiago Antonio Beuron UFSM

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v8i21.60067

Palavras-chave:

Atitude empreendedora, empreendedor individual, empreendedor social.

Resumo

O empreendedorismo vem se consolidando como um dos pilares para o desenvolvimento do país, por meio da geração de renda e empregos para a população. No entanto, o empreendedorismo não está centrado somente no mundo dos negócios. No contexto atual emerge uma nova vertente de empreendedorismo, conhecida como empreendedorismo social, cujo foco principal é a missão social. Inserido neste contexto, o presente estudo descritivo com abordagem quantitativa teve como propósito identificar as relações entre a atitude empreendedora de empreendedores individuais e sociais. A população foi composta por 136 gestores de empresas associados na Associação de Jovens Empreendedores Santa Maria e 36 gestores das organizações sociais cadastradas na Organização Parceiros Voluntários. Para a coleta de dados foi aplicar um questionário estruturado. Os resultados evidenciaram correlações positivas, de moderadas a altas, entre a atitude empreendedora e suas dimensões. O Teste de Mann-Whitney apontou diferença significativa entre os grupos na dimensão social. As demais dimensões apresentaram resultados estatisticamente não significativos para os dois grupos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Izabel Cristina Ferraz Barros, Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - PPGA/UFSM
  • Lucia Rejane Da Rosa Gama Madruga, Doutora em Agronegócios pela UFRGS
    Docente no Programa de Pós-graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - PPGA/UFSM
  • Lucas Veiga Ávila, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM
    Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - PPGA/UFSM
  • Thiago Antonio Beuron, UFSM

    Doutorando em Administração - UFSM

    Docente da UNIPAMPA

Downloads

Publicado

2014-08-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Barros, I. C. F., Madruga, L. R. D. R. G., Ávila, L. V., & Beuron, T. A. (2014). ATITUDE EMPREENDEDORA NA PERCEPÇÃO DE EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS E SOCIAIS. Revista De Contabilidade E Organizações, 8(21), 36-45. https://doi.org/10.11606/rco.v8i21.60067