SOCIAL DISCLOSURE E RETORNOS ANORMAIS: UM ESTUDO DE EVENTOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS ABERTAS NO PERÍODO DE 2005 A 2012

Autores

  • Rodrigo de Souza Gonçalves Universidade de Brasília
  • Natália de Menezes Barbosa Universidade de Brasília
  • Caio Rodrigues Barroso Universidade de Brasília
  • Otávio Ribeiro De Medeiros Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v9i24.81136

Palavras-chave:

Social Disclosure. Estudo de Evento. Reputação Corporativa. Eficiência de Mercado. Retorno Anormal.

Resumo

O presente estudo investiga se o evento da divulgação da informação social é determinante para melhoria do retorno acionário das empresas brasileiras de capital aberto. A hipótese subjacente é que o social disclosure deve servir como instrumento capaz de reduzir o risco reputacional, favorecendo a captação de recursos mais atrativos à organização. Foram analisadas 49 empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, que divulgaram relatórios de responsabilidade social no período de 2005 a 2012, totalizando 254 observações. Os níveis de social disclosure foram mensurados por um índice (ISD), baseado em Ramanathan (1976), Haydel (1989) e Hammond e Miles (2004), que avalia as informações através de 13 indicadores. Os resultados encontrados apontaram que, para as empresas de maior ISD há uma tendência de maiores retornos, sobretudo imediatamente após a divulgação da informação. Os referidos resultados foram corroborados ao nível de significância de 5%, indicando que empresas com maiores níveis de social disclosure tendem a apresentam apresentar retornos anormais acumulados positivos e estatisticamente significantes.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo de Souza Gonçalves, Universidade de Brasília
    Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN
  • Natália de Menezes Barbosa, Universidade de Brasília
    Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília
  • Caio Rodrigues Barroso, Universidade de Brasília
    Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília
  • Otávio Ribeiro De Medeiros, Universidade de Brasília
    Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN

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Publicado

2015-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gonçalves, R. de S., Barbosa, N. de M., Barroso, C. R., & De Medeiros, O. R. (2015). SOCIAL DISCLOSURE E RETORNOS ANORMAIS: UM ESTUDO DE EVENTOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS ABERTAS NO PERÍODO DE 2005 A 2012. Revista De Contabilidade E Organizações, 9(24), 56-70. https://doi.org/10.11606/rco.v9i24.81136