Habilidades matemáticas e o conhecimento financeiro no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.147269

Palavras-chave:

Ensino médio, Educação Financeira, Conhecimento Financeiro, Habilidades metemáticas

Resumo

A educação financeira é essencial no cotidiano dos jovens brasileiros para planejar um consumo mais consciente. O artigo discute a associação do conhecimento financeiro dos estudantes do ensino médio de escolas públicas em uma região metropolitana com características demográficas e socioeconômicas de cerca de 970 jovens. A pesquisa foi aplicada para os jovens distribuídos em oito escolas públicas de diferentes regiões da cidade, e foi medido o conhecimento financeiro pelas respostas incorretas dadas em temáticas como juros e descontos, valor do dinheiro no tempo e investimentos. Além da relação com renda familiar e gênero, usualmente encontradas já na literatura, este estudo mostra que a educação financeira tem relação direta com habilidades matemáticas dos jovens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcella Alves da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia; membro do Programa de Educação Tutoria (PET) - Ciências Contábeis/ UFU

  • Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

    Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas; mestre em Ciências Contábeis pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo.Professora do Programa de Pós Graduação e graduação da Universidade Federal de Uberlândia

  • Tamires Sousa Araujo, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora e Mestre em Ciência Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Habilidades matemáticas e o conhecimento financeiro no ensino médio. (2018). Revista De Contabilidade E Organizações, 12, e147269. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.147269