Gerenciamento de riscos à reputação no discurso dos relatórios corporativos da Samarco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.158709

Palavras-chave:

Reputation risk management, RRM, Legitimidade, Samarco

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar a influência do reputation risk management (RRM) sobre o disclosure de relatórios corporativos, em especial dos relatórios de sustentabilidade. Foram analisados os relatórios da mineradora Samarco – responsável pela barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, Brasil, objeto do acidente ocorrido em novembro de 2015.  O período avaliado foi 2010 a 2016, tendo o último relatório contemplado o desastre e seus impactos ambientais e sociais. A análise de conteúdo dos relatórios sugere uso dos relatórios socioambientais como instrumento de RRM por meio da análise de elementos de reputação selecionados e da aplicação de uma tipologia de restauração de imagem. Os achados contribuem para a compreensão dos determinantes do disclosure socioambiental, ampliando o espectro da teoria da legitimidade, agregando a componente reputação e o gerenciamento de riscos à reputação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Arora, M. P., & Lodhia, S. (2017). The BP Gulf of Mexico oil spill: Exploring the link between social and
environmental disclosures and reputation risk management. Journal of Cleaner Production, 140(3), 1287-
1297. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.10.027.

Bebbington, J, Larrinaga, C., & Moneva, J. M. (2008). Corporate social reporting and reputation risk
management. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 21(3), 337-361. DOI: https://doi.
org/10.1108/09513570810863932.

Benoit, W.L. (1995). Accounts, Excuses and Apologies: A Theory of Image Restoration Strategies. New York:
State University of New York Press.

Bice, S. (2014). What Gives You a Social Licence? An Exploration of the Social Licence to Operate in the
Australian Mining Industry. Resources, 3(1), 62-80. DOI: https://doi.org/10.3390/resources3010062.

Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas
Psicol. Ribeirão Preto, 21(2).

Cho, C. H. (2009). Legitimation strategies used in response to environmental disaster: A French case study
of Total S.A’.s Erika and AZF incidents. European Accounting Review, 18(1), 33–62. DOI: https://doi.
org/10.1080/09638180802579616.

Cho, C., Laine, M., Roberts, R. W. & Rodrigue, M. (2015). Organised hypocrisy, organizational façades, and
sustainability reporting. Accounting, Organizations and Society, 40, 78-94. DOI: https://doi.org/10.1016/j.
aos.2014.12.003.

Deegan, C. (2002). The legitimating effect of social and environmental disclosures – a theoretical
foundation. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 15(3), 281-311. DOI: https://doi.
org/10.1108/09513570210435852.

Deegan, C., Rankin, M., & Tobin, J. (2002). An examination of the corporate social and environmental disclosures
of BHP from 1983-1997: a test of legitimacy theory. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 15(3),
312-43. DOI: https://doi.org/10.1108/09513570210435861.

Deephouse, D.L., & Carter, S.M. (2005). An examination of differences between organizational legitimacy and
organizational reputation. Journal of Management Studies, 42(2), 329-60. DOI: https://doi.org/10.1111/
j.1467-6486.2005.00499.x.

Eugenio, T., Lourenço, I. C., & Morais, A. I. (2010). Recent developments in social and environmental accounting
research. Social Responsibility Journal, 6(2), 286-305. DOI: https://doi.org/10.1108/17471111011051775.

Friedman, A.L., & Miles, S. (2001). Socially responsible investment and corporate social and environmental
reporting in the UK: an exploratory study. British Accounting Review, 33(4), 523-548. DOI: https://doi.
org/10.1006/bare.2001.0172.

Fombrun, C. (1996). Reputation: Realizing Value from the Corporate Image. Boston: Harvard Business School
Press.

Fombrun, C., & Van Riel, C. (1997). The reputational landscape. Corporate Reputation Review, 1(1-2), 5-13. DOI:
https://doi.org/10.1057/palgrave.crr.1540024.

Gray, R., Owen, D.L., & Adams, C.A. (1996) Accounting and Accountability: changes and challenges in corporate
social and environmental reporting. Prentice Hall, London.

Kuruppu, S., & Milne, M. (2014). Managing reputation and maintaining legitimacy: Understanding a company’s
responses to sustainability. Working paper, University of Canterbury, NZ.

Kuruppu S., Milne M., & Tilt C. (2019). Gaining, maintaining and repairing organisational legitimacy: when to
report and when not to report. Accounting, Auditing and Accountability Journal, 32(7), 2062-2087. DOI:
https://doi.org/10.1108/AAAJ-03-2013-1282.

Larkin, J. (2003). Strategic Reputation Risk Management. New York, NY: Palgrave Macmillan.

Lozano, R., & Huisingh, D. (2011). Inter-linking issues and dimensions in sustainability reporting. Journal of
Cleaner Production, 19(2-3), 99-107. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2010.01.004.

Miles, M. P., & Govin, J. G. (2000). Environmental Marketing: A source of reputational, competitive and financial
advantage. Journal of Business Ethics, 23(3), 299-311. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1006214509281.

Milne, M. J., & Patten, D.M. (2002). Securing organizational legitimacy: an experimental decision case examining
the impact of environmental disclosures. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 15(3), 372-405.
DOI: https://doi.org/10.1108/09513570210435889.

Patten, D. M. (1991). Exposure, legitimacy, and social disclosure. Journal of Accounting and Public Policy,
10(4), 297-308. DOI: https://doi.org/10.1016/0278-4254(91)90003-3.

Patten, D. (1992). Intra-industry environmental disclosures in response to the Alaskan oil spill: a note on legitimacy theory. Accounting, Organizations and Society, 17(5), 471-475. DOI: https://doi.org/10.1016/0361-
3682(92)90042-Q.

Patton, M. Q. (2015). Qualitative Research & Evaluation Methods (4 ed). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications.

Pellegrino, C., & Lodhia, S. (2012). Climate change accounting and the Australian mining industry: exploring
the links between corporate disclosure and the generation of legitimacy. Journal of Cleaner Production, 36,
68-82. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.02.022.

Roberts, P. W., & Dowling, G. R. (2002). Corporate reputation and sustained superior financial performance.
Strategic Management Journal, 23(12), 1077-1093.DOI: https://doi.org/10.1002/smj.274.

Samarco (2011). Relatório Anual de Sustentabilidade 2010. Belo Horizonte.

Samarco (2012). Relatório Anual de Sustentabilidade 2011. Belo Horizonte.

Samarco (2013). Relatório Anual de Sustentabilidade 2012. Belo Horizonte.

Samarco (2014). Relatório Anual de Sustentabilidade 2013. Belo Horizonte.

Samarco (2015). Relatório Anual de Sustentabilidade 2014. Belo Horizonte.

Samarco (2017). Relatório Anual de Sustentabilidade 2015-2016. Belo Horizonte.

Serra, C. (2018). Tragédia em Mariana: a história do maior desastre ambiental do Brasil. Rio de Janeiro: Record.

Suchman, M. (1995). Managing Legitimacy: Strategic and Institutional Approaches. Academy of Management
Review, 20(3), 571–610. DOI: https://doi.org/10.2307/258788.

Thomaz, J. C., & Brito, E. P. Z. (2010). Reputação Corporativa: Construtos Formativos e Implicações para a
Gestão. Revista de Administração Contemporânea, 2(14), 229-250. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-
65552010000200004.

Toms, J.S. (2002). Firm resources, quality signals and the determinants of corporate environmental reputation:
some UK evidence. British Accounting Review, 34(3), 257-282. DOI: https://doi.org/10.1006/bare.2002.0211.

Unerman, J. (2008). Strategic reputation risk management and corporate social responsibility reporting. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 21(3), 362-364. DOI: https://doi.org/10.1108/09513570810863941.

Wanderley, L. J., Mansur, M. S., Milanez, B., & Pinto, R. G. (2016). Desastre da Samarco/Vale/BHP no Vale do
Rio Doce: aspectos econômicos, políticos e socio ambientais. Ciência e Cultura, 68(3), 30-35. DOI: http://
dx.doi.org/10.21800/2317-66602016000300011.

Wink, P. K. S. (2012). Reação aos acidentes ambientais: evidências em uma empresa de mineração do mercado
brasileiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis), Centro de Ciências Sociais Aplicadas da
Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2019-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, J. A. N. de, & Cintra, Y. C. (2019). Gerenciamento de riscos à reputação no discurso dos relatórios corporativos da Samarco. Revista De Contabilidade E Organizações, 13, e158709. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.158709