Patrimônio cultural em risco

a busca por novos caminhos

Autores

  • Camila Paula de Barros Gomes Centro Universitário Toledo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v7i1p61;84

Palavras-chave:

patrimônio, memória, tombamento, endowments, preservação

Resumo

O tombamento, principal instituto para proteção e preservação do patrimônio histórico e cultural, não tem conseguido evitar a deterioração e perda de bens de extrema importância para a memória nacional. Vários fatores contribuem para essa ineficiência. Na busca por alternativas que contribuam para uma efetiva conservação dos bens de valor histórico e cultural, destaca-se a necessidade de uma participação mais efetiva da sociedade civil. Incentivos precisam ser criados para que investimentos privados sejam destinados ao patrimônio. A Lei Rouanet poderia ter esse objetivo, mas somente uma pequena parcela de seus recursos é destinada a essa finalidade. Recentemente aprovou-se a Lei que permite os endowments no Brasil e pode ser um caminho interessante a ser trilhado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Paula de Barros Gomes, Centro Universitário Toledo

    Advogada graduada pela USP; Professora de Direito Administrativo e Constitucional; Mestre pelo Centro Universitário Toledo (Araçatuba, SP).

Downloads

Publicado

2020-01-29

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

Patrimônio cultural em risco: a busca por novos caminhos. (2020). Revista Digital De Direito Administrativo, 7(1), 61-84. https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v7i1p61;84