Ativismo Judicial em matéria de políticas públicas de saúde

uma escolha trágica?

Autores

  • Ana Luísa Sevegnani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

ativismo judicial, direito fundamental à saúde, políticas públicas, escolhas trágicas

Resumo

O presente artigo, elaborado de acordo com o método indutivo, busca avaliar a intervenção do Poder Judiciário no âmbito das políticas públicas voltada a dar efetividade ao direito fundamental à saúde, previsto no 196 da Constituição Federal. A saúde pública no Brasil consiste tanto no direito do cidadão em receber tratam entos adequados quanto no dever do Estado em conferir-lhe efetividade de modo universal, igualitário e gratuito. O objetivo do estudo é evidenciar que, embora seja da competência do Poder Legislativo regular critérios relativos ao direito à saúde e do Poder Executivo, observada a sua capacidade orçamentária, implementá-las, com frequência decisões do Poder Judiciário alteram essa ordem constitucional de atribuições. Nesse contexto, o ativismo judicial envolvendo o direito à saúde reflete uma interferência nos demais poderes estatais, provocando desarm onia e desequilíbrio nas contas públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Luísa Sevegnani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Mestranda em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), na linha de pesquisa Constitucionalismo e Produção do Direito, em dupla titulação com a Widener University Delaware Law School. Pós-graduanda em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDCONST e em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura Federal no Rio Grande do Sul - ESMAFE-RS. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2014-2018). Advogada (OAB/SC nº 55480). Tem experiência como estagiária em Direito na Justiça Federal em Santa Catarina (2016-2017) e no Ministério Público Federal - Procuradoria da República em Santa Catarina (2017-2018). Foi membro do Grupo de Estudos em Direito Público da UFSC - GEDIP. Autora da obra "O Direito Fundamental à Saúde sob a ótica do princípio da subsidiariedade no Brasil", publicado pela Editora Lumen Juris (2019).

Downloads

Publicado

2020-01-29

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

Ativismo Judicial em matéria de políticas públicas de saúde: uma escolha trágica?. (2020). Revista Digital De Direito Administrativo, 7(1), 200-225. https://revistas.usp.br/rdda/article/view/158344