O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Este artigo já foi submetido para outro periódico?

    Sim

    Não

    Se positivo, quais os motivos desta submissão

  • ESTRUTURA DO TEXTO

    O artigo poderá ser dividido em itens. Todos os itens e subitens devem ser numerados (1.; 1.1.; 1.1.1.). O resumo e o abstract não estão incluídos nos itens de numeração

    Título/Title: O título do trabalho deve ter no máximo 15 palavras (na língua original do texto). Deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14 e em negrito. Cada título deve aparecer em sua própria linha separada. Importante: Deve preferencialmente ser conciso e informativo. Os títulos são frequentemente utilizados em sistemas de recuperação de informação. Evitar abreviaturas e fórmulas sempre que possível.

    Resumo: Deve conter entre 200 e 250 palavras. Precisa ser conciso, indicando sucintamente o tema geral e o problema da pesquisa; os objetivos e/ou hipóteses; os métodos e materiais utilizados; área de estudo (quando houver), principais resultados e conclusões. O resumo deve ser apresentado em parágrafo único, voz ativa, na terceira pessoa do singular. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc.

    Abstract: É necessário garantir que o idioma Inglê apresente qualidade. Se precisar de ajuda com a escrita nestes idiomas, deve-se considerar: (a) pedir a um colega que tenha o inglês nativo para rever o seu artigo; (b) visitar tutoriais do idioma que abrange os erros comuns e (c) usar um serviço de edição de linguagem profissional no qual os editores irão melhorar idioma e garantir que o seu significado claro, identificando os problemas que exigem a sua revisão.

    Palavras-Chaves/Keywords: Devem ser apresentadas entre 4 a 6 palavras-chaves que não podem ser citadas no título do artigo. Separadas por ponto e vírgula e no mesmo parágrafo. As mesmas deverão ser traduzidas para o Inglês (Keywords)

    Introdução: Indicar os objetivos do trabalho e fornece uma revisão breve e adequada da literatura, evitando uma literatura detalhada pesquisa ou um resumo dos resultados.

    Materiais e métodos: Fornecer detalhes suficientes para permitir o trabalho a ser reproduzida. Métodos já publicados devem ser indicados por referências bibliográficas. Justificar os métodos utilizados.

    Resultados e Discussões: Os resultados devem ser claros e concisos, explicando o significado dos resultados

    Conclusões: As principais conclusões do estudo podem ser apresentadas numa seção Conclusões curta. Os itens de conclusões podem ser apresentados na forma de itens

    Agradecimentos: Não devem aparecer para a submissão do artigo. Este item, caso o autor deseje inserir, deverá ser feito durante o processo de prova do artigo. Neste item espera-se o reconhecimento dos indivíduos e agencias que forneceram ajuda durante a pesquisa (por exemplo, fornecendo ajuda da língua, assistência da escrita ou a prova de ler o artigo). 

    Referencias: Item que deverá ser justificado e organizado de acordo com NBR-6023 da ABNT (agosto de 2002). As referências devem ser ordenadas alfabeticamente por sobrenome do autor, sendo consideradas apenas as referências mencionadas no texto.

  • CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO

    Todas as publicações citadas no texto devem ser apresentadas em uma lista de referências na sequência do texto do manuscrito, conforme NBR-10520 da ABNT (agosto de 2002). 

    Solicitamos que os autores evitem referências bibliográficas de trabalhos não publicados, teses, dissertações e resumos de eventos. Caso excepcionais serão avaliados pela RDG.

    Quando o nome do autor ou entrada estiver incluído na sentença, indica-se apenas a data, entre parênteses. Ex. Segundo Morais (1955) assinala “a presença de concreções de bauxita no Rio Cricon...”.

    Quando houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data de edição, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes. Por exemplo: (Barbosa, C., 1956) (Barbosa, O.; 1956)

    As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento. Por exemplo: (Reeside, 1927a) (Reeside, 1927b)

    Citações textuais de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 11 e sem aspas.

    Caso não haja citação textual, mas apenas referência ao autor, o sobrenome deste deve ser indicado entre parênteses, em caixa alta, junto com o ano da publicação referida.

  • FIGURAS, TABELAS E FÓRMULAS MATEMÁTICAS

    As ilustrações (gráficos, mapas e fotos) serão denominadas sempre como Figuras e deverão ser enviadas no corpo do texto em formato JPG ou TIFF com resolução mínima de 600 dpi. As Figuras devem ser inseridas e referidas no texto em negrito (ex: Figura 1), apresentando legenda em que eventuais símbolos e abreviaturas devem ser explicados.

    Caso utilize um mosaico de fotos e figuras indicar com letras ou números (ex. A, B, C). As figuras devem ter o tamanho máximo de 15cmx20cm.

    As tabelas e gráficos devem ser enviados como texto editável e não como imagens.

    A legenda deve aparecer na sua parte superior. As Tabelas devem ser referidas no texto em negrito (ex: Tabela 1), apresentar legenda em que eventuais símbolos e abreviaturas devem ser explicadas. As tabelas devem ter o tamanho máximo de 15cmx20cm.

    A RDG recomenda o uso de Figuras e Tabelas apenas essenciais para o texto, pois seu excesso e má qualidade poderão prejudicar a compreensão do artigo.

    Deve ser utilizado o link do sistema Word de inclusão de equação matemática.

  • EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS (NBR-6023 da ABNT, agosto de 2002)

    a) Artigos em periódicos científicos

    GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2 p. 15-21, set. 1997.

    b) Livro ou Capitulo de Livro

    JORGE, A.D. Doenças evitáveis. Florianópolis: Associação Catarinense de Medicina, 1988. 63p

    ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Orgs.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.7-16

    c) Relatório ou quando os autores são corporativos

    SONDOTÉCNICA/INPH. 1977. Comportamento hidráulico e sedimentológico do Estuário Santista. Relatório Técnico. 2v.

    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto Astronômico e Geográfico. Anuário astronômico. São Paulo, 1988.

    d) Artigo de Jornal Diário

    NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

    e) Artigo Digital

    SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em:. Acesso em: 28 nov. 1998.

    f) Trabalho apresentado em evento

    BRAYNER, A.R.A.; MEDEIROS, C.B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9.; 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

    g) Trabalho em Evento em meio eletrônico

    SILVA, R.N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04..htm> Acesso em: 21 jan. 1997.

    h) Legislação/Constituição, Emenda Constitucional e Código

    BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988

    BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional n.º 9, de 9 de novembro de 1995. Dá nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alterando e inserindo parágrafos. Lex-Coletânea de Legislação e Jurisprudência: Legislação federal e marginalia, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

    BRASIL. Código civil. Organização dos textos, notas remissivas e índices por Juarez de Oliveira. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995

Diretrizes para Autores

CADASTRO

É necessário efetuar o cadastro antes de submeter um artigo. Além de preencher os campos solicitados, é fundamental habilitar a opção autor, nas linhas finais do formulário. Como o padrão é cadastro de leitor, o usuário não conseguirá enviar um artigo caso não marque a opção autor no cadastro.

TODOS OS AUTORES DEVEM SER CADASTRADOS NOS METADADOS DURANTE O PROCESSO DE SUBMISSÃO. Caso o artigo seja aceito, não será permitida a inclusão e/ou exclusão de autores.

Em hipótese alguma o(s) autor(es) devem ser identificados no texto ou na organização de Figuras ou Tabelas. Esses dados serão inseridos posteriormente (extraídos dos metadados da submissão). Essa decisão visa contribuir para avaliação cega dos pareceristas.

 

NORMAS GERAIS

A revista julgará a pertinência dos artigos. Artigos não voltados ao foco do periódico ou não apresentados conforme as normas, serão excluídos da lista de avaliação

Os artigos podem ser redigidos em português, inglês e espanhol.

Obrigatoriamente os resumos devem ser apresentados em português e inglês.

O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word.

Número máximo de 15 páginas, incluindo bibliografia. Espaçamento simples, com margens esquerda, direita e superior de 2cm e margem inferior com 1,5cm. Fonte: Times New Roman. Tamanho: 12

O texto não deve conter notas de rodapé, notas finais ou cabeçalho.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.