• Volume 38 (2019)

    2019-12-18

    Editorial RDG 38 2019

     O número 38 da Revista do Departamento de Geografia possui treze artigos com temáticas que incluem reflexões teóricas sobre conceitos centrais da Geografia como paisagem e natureza, a geoconservação, o mapeamento da fragilidade à erosão, a morfometria do solo, o mapeamento da agricultura familiar em escala de detalhe, o papel da tectônica na evolução do relevo, a modelagem de áreas com perigo de propagação de queimadas, o papel das infraestruturas ferroviárias nas mudanças de uso e cobertura do solo, a distribuição dos espaços verdes urbanos, o mapeamento de áreas vulneráveis associadas ao transporte de produtos perigosos, a emissão de gases de efeito estufa e seus conflitos com a legislação municipal, além do artigo sobre as macroformas do relevo da América do Sul, que representa um importante marco para a Geomorfologia do continente.

    São contribuições de autores vinculados a quinze universidades brasileiras, uma europeia, e três institutos de pesquisa. São onze universidades federais: Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Minas, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As três universidades paulistas Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” estão representadas, assim como a portuguesa Universidade de Aveiro. Os institutos de pesquisa são o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de São José dos Campos, o Instituto Phytus de Santa Maria e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelas unidades Milho e Sorgo de Sete Lagoas e Solos do Rio do Janeiro.

                   Os estudos vão desde a escala de detalhe até o continente, contemplando tanto unidades de conservação, como áreas agrícolas até a Região Metropolitana de São Paulo e o município de Manaus, incluindo nove unidades da federação.

                   As pesquisas apresentadas tiveram apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) por meio de bolsas e apoio financeiro, reforçando a importância dos órgãos de fomento, das universidades públicas e dos institutos de pesquisa para o desenvolvimento da pesquisa geográfica no país.

                   A colaboração dos avaliadores foi fundamental para a seleção dos artigos, com sugestões importantes para melhorar a redação dos trabalhos. É um trabalho anônimo, invisível mas essencial para o amadurecimento das pesquisas. Deixamos aqui um agradecimento muito especial para nossos avaliadores comprometidos que realizaram pareceres exigentes, cuidadosos e respeitosos.

                   Agradecemos também a todos os autores dos artigos submetidos pela escolha da RDG e desejamos boa leitura!

     

    Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato

    Saiba mais sobre Volume 38 (2019)
  • Volume 37 (2019)

    2019-07-15
    EDITORIAL

    A Equipe Editorial da Revista do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (RDG) publica seu primeiro volume (37) de 2019. Neste volume são apresentados doze artigos de vários campos de conhecimento da Geografia e suas áreas afins, oriundos de universidades das regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. São elas: Universidade Federal do Tocantins, Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

    Os artigos publicados contemplam regiões, técnicas e métodos diversificados abordando temas relacionados ao Uso da Terra/Cobertura Vegetal, Sistemas de Informação Geográfica, Climatologia, Percepção Ambiental, Paisagem e Geomorfologia/Solos. As discussões registradas nos artigos destacam a pluralidade de pesquisas e linhas de pensamento dos autores, diversidade essencial para o avanço do conhecimento da Ciência Geográfica.

    A RDG aproveita o momento para agradecer, além dos autores, a colaboração dos pareceristas, que muito contribuíram para o aperfeiçoamento dos manuscritos submetidos.

    Muito obrigado e excelente leitura.

    Dr. Fernando Shinji Kawakubo

    Editor-Gerente, fsk@usp.br

       Saiba mais sobre Volume 37 (2019)
  • Volume 36 (2018)

    2018-12-20

    A Equipe Editorial da Revista do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo finaliza o ano de 2018 com mais 12 artigos em seu volume 36.

    Com este volume, a presente Equipe Editorial, que iniciou seu trabalho em Julho de 2015, finaliza aqui sua trajetória na RDG, desejando ao novo editor, Prof. Dr. Fernando Shinji Kawakubo, e sua nova equipe, um excelente trabalho!

    Gostaria de deixar meus agradecimentos, primeiramente, aos editores assistentes, Professores Emerson Galvani e Fernando Shinji Kawakubo (Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo), Gabriel Pereira (Universidade Federal de São João del-Rei) e Tiago Damas Martins (Instituto das Cidades, Universidade Federal de São Paulo). Agradeço também os autores que submeteram seus manuscritos e, finalmente, meus profundos agradecimentos aos nossos revisores que, voluntariamente, realizaram um trabalho de excelente qualidade científica. Muito Obrigada!!!

     

    Saiba mais sobre Volume 36 (2018)
  • Normas

    2018-11-05

    Prezados Autores

    Para que possamos manter a QUALIDADE do nosso periódico, seguem algumas normas importantes da RDG:

    1) Os artigos que não estiverem devidamente formatados, não serão avaliados.

    Erros comuns: artigo com identificação de autores, excesso de número de páginas, figuras fora dos padrões da RDG, excesso de erros ortográficos que possam prejudicar o entendimento do projeto.

    2) Não será permitida a submissão de mais de um artigo por ano por autor;

    3) Autores com vínculo no Departamento de Geografia da USP não poderão submeter mais de um artigo por ano.

    Saiba mais sobre Normas
  • Atenção Autores

    2018-11-05

    Prezados Autores

    Para que possamos manter a QUALIDADE do nosso periódico, seguem algumas normas importantes da RDG:

    1) Os artigos que não estiverem devidamente formatados, não serão avaliados.

    Erros comuns: artigo com identificação de autores, excesso de número de páginas, figuras fora dos padrões da RDG, excesso de erros ortográficos que possam prejudicar o entendimento do projeto.

    2) Não será permitida a submissão de mais de um artigo por ano por autor;

    3) Autores com vínculo no Departamento de Geografia da USP não poderão submeter mais de um artigo por ano.

    Leiam as normas completas na sessão específica

    Saiba mais sobre Atenção Autores