Análise Ambiental da Ocorrência das Queimadas na Porção Nordeste do Cerrado

  • Fernanda Cristina Resende Universidade Federal de São João del-Rei
  • Francielle da Silva Cardozo Universidade Federal de São João del-Rei
  • Gabriel Pereira Universidade Federal de São João del-Rei
Palavras-chave: Queima de biomassa, Uso e Ocupação da Terra, Impactos, MATOPIBA.

Resumo

Com a crescente demanda nos últimos anos por áreas agricultáveis ainda não exploradas, o bioma Cerrado se tornou um dos ambientes mais favoráveis para a expansão da fronteira agrícola. Uma das consequências consiste no desmatamento e no aumento do número de queimadas, ocasionando a degradação e supressão de extensas áreas de ecossistemas naturais do bioma. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar a distribuição espacial das áreas queimadas na porção nordeste do bioma Cerrado. Desta forma, foi realizado o mapeamento das áreas queimadas em imagens do sensor Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), da plataforma Terra e Aqua, nos anos de 2012 a 2015 a partir do uso do Modelo Linear de Mistura Espectral (MLME). Os dados de precipitação do Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) do produto 3B43 foram utilizados para verificar a influência das chuvas na ocorrência das queimadas. Além disso, analisou-se a ocorrência das queimadas com o uso e cobertura da terra, com as Unidades de Conservação (UC) e com os municípios da área de estudo. Foi verificado que as áreas mais atingidas por queimadas são de Savana, Savana Lenhosa e Gramíneas e os anos que apresentaram menores índices de precipitações também foram os anos que ocorreram maior incidência de queimadas. A unidade de conservação mais atingida foi a Estação Ecológica Uruçuí-Uma no Piauí, com uma média de 36,5% de sua área queimada e os municípios mais atingidos estão localizados principalmente nos estados do Piauí e Maranhão, apresentando em média metade de suas áreas queimadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Resende, Universidade Federal de São João del-Rei
Mestranda no curso de pós-graduação em geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Área de concentração Análise Ambiental e Territorial eênfase em sensoriamento remoto.
Publicado
2017-12-22
Como Citar
Resende, F., Cardozo, F., & Pereira, G. (2017). Análise Ambiental da Ocorrência das Queimadas na Porção Nordeste do Cerrado. Revista Do Departamento De Geografia, 34, 31-42. https://doi.org/10.11606/rdg.v34i0.131917
Seção
Artigos