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Uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) Para Mapeamento das Vulnerabilidades à Inundação Urbana: Referenciais e Bases de Aplicação

Elaiz Aparecida Mensch Buffon, Otacílio Lopes de Souza da Paz, Tony Vinicius Moreira Sampaio

Resumo


Dados sociais quando integrados aos dados ambientais, possibilitam o mapeamento de vulnerabilidade das áreas que potencialmente podem ser afetadas por inundações. Objetiva-se, neste trabalho, discutir a aplicação de veículo aéreo não-tripulado (VANT) como tecnologia de apoio ao mapeamento das vulnerabilidades em escala de detalhe. A área de estudo foi três setores censitários localizados no município de Campo Magro, Paraná, Brasil. A construção metodológica pautou-se na cartografia de síntese (álgebra de mapas + análise multicritério). Atrelado a essa técnica, elaborou-se o ortomosaico para a área de estudo, a partir de dados coletados com o VANT, possibilitando a desagregação dos setores censitários em unidades de paisagem, que são caracterizadas por elementos que compõem a dimensão do ordenamento urbano. As áreas de preservação permanente (APPs) foram combinadas com o mapeamento de vulnerabilidade social na unidade intra-quadras, para assim, elaborar o mapa composto de vulnerabilidade do lugar a inundação urbana, que permitiu uma melhor aproximação com a realidade.


Palavras-chave


Geotecnologias; Veículo Aéreo Não-Tripulado; Vulnerabilidades; Unidade de Paisagem; Aplicação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132547

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Direitos autorais 2017 Elaiz Aparecida Mensch Buffon, Otacílio Lopes de Souza da Paz, Tony Vinicius Moreira Sampaio

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RDG - Revista do Departamento de Geografia
ISSN 2236-2878
Departamento de Geografia - FFLCH - USP
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