Modelagem da Ilha de Calor Urbana Aplicada ao Ambiente Litorâneo - Ubatuba/Brasil

Palavras-chave: Temperatura, Ilha de calor, Modelagem, Clima urbano, Sensoriamento Remoto, Ubatuba (SP) - Brasil.

Resumo

A estimativa da temperatura do ar por meio da modelagem das ilhas de calor urbanas é um importante instrumento para a gestão do espaço urbano, sendo possível contribuir para intervenções mais localizadas que podem amenizar as ilhas de calor atmosféricas ligadas ao processo de urbanização. Deste modo, o procedimento da modelagem da ilha de calor urbana tem como objetivo estimar a temperatura do ar no ambiente urbano e rural próximo, onde não houve pontos de registro, considerando-se as características de uso e ocupação da terra, delimitando a área de representatividade de cada ponto analisado. Para tanto, foram realizadas correlações estatísticas entre as temperaturas medidas em 17 pontos fixos de registros em relação às características da superfície, tais como a porcentagem de vegetação, a densidade de construções, a distância do mar e as temperaturas de superfície. Os resultados mostraram que o modelo foi capaz de explicar cerca de 60% da variabilidade das temperaturas na área urbana de Ubatuba, localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo. A distribuição das temperaturas no intraurbano e no entorno rural se apresentaram entre 23°C e 28°C com a formação de ilha de calor bem definida na área central da cidade, apresentando intensidade máxima de 5°C em relação ao entorno rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Paulo Gomes, Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente.
Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente
Professora do departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente.
Vincent Dubreuil, l'Université Rennes 2, France
Professeur de Géographie et Aménagement de l'Université Rennes 2, France
Publicado
2017-12-22
Como Citar
Gomes, W., Amorim, M., & Dubreuil, V. (2017). Modelagem da Ilha de Calor Urbana Aplicada ao Ambiente Litorâneo - Ubatuba/Brasil. Revista Do Departamento De Geografia, 34, 82-94. https://doi.org/10.11606/rdg.v34i0.133193
Seção
Artigos