Avaliação do Potencial Geoturístico no Território da Proposta Geoparque Quarta Colônia

  • Djulia Regina Ziemann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Adriano Severo Figueiró Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: Avaliação do Geopatrimônio. Geoconservação. Quantificação. Geoturismo.

Resumo

O geoturismo permite um novo olhar à visitação turística de ambientes naturais, indo além da mera contemplação da paisagem, permitindo a interpretação do geopatrimônio visitado. Caracteriza-se como uma atividade capaz de contribuir não apenas com a promoção e conservação geopatrimonial, mas, também, com o desenvolvimento local da comunidade onde esta atividade ocorre. O presente trabalho relata uma proposta de quantificação do geopatrimônio da região da Quarta Colônia, localizada na porção central do Rio Grande do Sul, com avaliação do Índice de Aproveitamento Geoturístico e do Risco de Degradação. A área de estudo corresponde aos limites dos 9 municípios envolvidos na proposta do Geoparque Quarta Colônia. Nesta pesquisa, foram avaliados 20 locais anteriormente inventariados pela CPRM, além de novos locais, perfazendo um total de 43 geossítios. Após a avaliação foi possível identificar que, 24 locais podem ser considerados como apropriados para a utilização geoturística, enquanto 19 locais ainda necessitam de maiores investimentos para seu melhor aproveitamento, em que pese o fato de que todos os geossítios apresentam potencialidade para o desenvolvimento do geoturismo e de estratégias de geoconservação. A variação dos resultados aponta para a necessidade de medidas de intervenção primárias e políticas públicas que melhorem a sua gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djulia Regina Ziemann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria e participante do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da água (PANGEA)
Adriano Severo Figueiró, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Docente do Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria e coordenador do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da água (PANGEA)
Publicado
2017-12-22
Como Citar
Ziemann, D., & Figueiró, A. (2017). Avaliação do Potencial Geoturístico no Território da Proposta Geoparque Quarta Colônia. Revista Do Departamento De Geografia, 34, 137-149. https://doi.org/10.11606/rdg.v34i0.135156
Seção
Artigos