A cartografia da unidade de paisagem: questões metodológicas

Autores

  • Marcello Martinelli
  • Franco Pedrotti

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2001.0014.0004

Palavras-chave:

Cartografia ambiental, Representação gráfica, Sistema semiológico monossêmico, Cartografia de síntese, Unidade de paisagem.

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre a questão metodológica da cartografia ambiental, almejando uma proposta de sistematização. Partindo-se da conscientização de que o questionamento feito sobre o ambiente não é dirigido apenas à natureza, mas também à sociedade, estrutura-se um encaminhamento metodológico. Esse encaminhamento parte do conhecimento lito-geomorfológico em nível dinâmico da realidade que se deseja conhecer, em etapas sucessivas, passar para raciocínios analíticos que consideram a vegetação e sua dinâmica, a vegetação real e as respectivas tendências evolutivas no espaço produzido pelas relações sociais dinamizadas pela periodização dos modos de produção que a humanidade viveu e está vivendo em sua história. Na etapa final, converge-se para um raciocínio de síntese que confirmaria a delimitação de conjuntos espaciais, que são agrupamentos de lugares caracterizados por agrupamentos de atributos – as unidades de paisagem – que seriam traçadas sobre o mapa com o apoio da base topográfica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-05-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Martinelli, M., & Pedrotti, F. (2011). A cartografia da unidade de paisagem: questões metodológicas. Revista Do Departamento De Geografia, 14, 39-46. https://doi.org/10.7154/RDG.2001.0014.0004