O PLANO DIRETOR DE ARACAJU E SUAS CONTRADIÇÕES: UMA ANÁLISE PRELIMINAR

Autores

  • Anselmo Belém Machado

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0010

Palavras-chave:

Plano Diretor, Desenvolvimento Urbano Sustentável, exclusão social.

Resumo

Este artigo tem o objetivo inicial de fazer uma análise crítica ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Aracaju e descrever a problemática urbana na cidade nos últimos anos. Com o processo de crescimento urbano intenso, Aracaju vem revelando a necessidade urgente de que seja elaborado um plano diretor de maneira democrática, que vise uma melhor qualidade de vida de sua população e de uma efetiva proteção ao meio ambiente. Em relação ao atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Aracaju, podemos afirmar que este “plano não é plano nem tão pouco pleno”, uma vez que reflete os interesses de uma minoria privilegiada pois as decisões de alteração e interferência no espaço urbano foram definidas de maneira a favorecer os agentes produtores do espaço urbano e os grupos privilegiados que estão atrelados a estes agentes. Em suma, este plano diretor não é pleno, já que favorece a minoria da população privilegiada em detrimento da grande maioria excluída dos direitos fundamentais expressos na Constituição Federal do Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anselmo Belém Machado
    Anselmo Belém MachadoNome em citações bibliográficasMACHADO, A. B.Sexo-MasculinoProfessor Adjunto 4 - Departamento de Geografia - Universidade Federal de Sergipe -UFS, Doutorando Universidade do Minho.Área de Atuaçãqo: Geografia Urbana, Geografia Humana, Geografia Política.Endereço profissional-Universidade Federal de Sergipe, Centro de Educação de Ciências Humanas, Departamento de Geografia. Cidade Universitária Prof. José Aloisio de Campos, Jardim Rosa Elze Rosa Elze 49000-100 - Sao Cristovao, SE - Brasil Telefone: (79) 21056742Formação acadêmica/Titulação2011-2015Doutorando Universidade do Minho-Portugal.1986 - 1990Mestrado em Geografia (Conceito CAPES 3) . Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil. Título: Grande Aracaju: Processo de uma Metropolização emergente, Ano de Obtenção: 1990. Orientador: Heinz Dieter Heidemann. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, , . Palavras-chave: Metropolização; processo de urbanização; relação rural -urbana; impacto ambiental. Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Desenvolvimento Rural.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O PLANO DIRETOR DE ARACAJU E SUAS CONTRADIÇÕES: UMA ANÁLISE PRELIMINAR. (2012). Revista Do Departamento De Geografia, 24, 169-184. https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0010