A PAISAGEM E OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS (FFLCH), DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

Autores

  • Yuri Tavares Rocha

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0008

Palavras-chave:

Geografia, paisagem, graduação, estrutura curricular

Resumo

Na Geografia, o estudo dos arranjos espaciais pode ser feito por diversas categorias ou unidades de análise geográfica, como espaço, região, território, lugar e paisagem. A adoção dessas categorias gerou diferentes linhas do pensamento geográfico. Tais fatos proporcionaram uma riqueza teórico-metodológica muito importante para a ciência geográfica e que se refletiu em suas linhas de pensamento, inclusive naquela que adotou a paisagem como unidade de análise geográfica. Objetivando compreender o entendimento sobre paisagem que os alunos do Bacharelado em Geografia do Departamento de Geografia/FFLCH/USP possuem antes de cursar a disciplina optativa Teoria Geográfica da Paisagem, realizou-se aplicação de questionários nas turmas de 2006 a 2011 da referida disciplina sob minha responsabilidade. A análise dos resultados permitiu comparar: a) a estrutura curricular de cursos de bacharelado em Geografia das universidades estaduais paulistas quanto à categoria de análise geográfica paisagem; b) verificar a existência de disciplinas que tratam da paisagem antes dos alunos cursarem a disciplina específica no Bacharelado em Geografia da USP; c) conhecer as principais definições sobre paisagem elaboradas pelos alunos; d) conhecer os autores já conhecidos por eles previamente e as fontes desse conhecimento; e) e, propor mudanças que valorizem a paisagem como categoria de análise geográfica na formação dos geógrafos pelo Departamento de Geografia/FFLCH/USP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yuri Tavares Rocha
    Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Geografia, coordenador do Working Group Urban Landscapes in Tropical Cities (International Society for Horticultural Science) e líder dos grupos de pesquisa “Paisagens naturais e urbanas” e “Biogeografia” (Diretório dos Grupos de Pesquisa - CNPq).

Downloads

Publicado

2012-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rocha, Y. T. (2012). A PAISAGEM E OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS (FFLCH), DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Revista Do Departamento De Geografia, 130-153. https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0008