CONFLITOS NA IMPLANTAÇÃO DO MINERODUTO DA FERROUS: A PERCEPÇÃO DOS ATORES SOCIAIS SOB SUAS CAUSAS E DESDOBRAMENTOS

Autores

  • Dayane Rouse Neves Sousa
  • Marcelo Leles Romarco de Oliveira
  • Bruno Costa da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0025.0008

Palavras-chave:

atores sociais, conflitos, mineroduto.

Resumo

Nesse estudo temos como objetivo discutir os conflitos ambientais ocasionados pela implantação do mineroduto da empresa Ferrous que ligará o complexo da Mina da Viga, em Congonhas-MG, ao porto em Presidente Kennedy-ES, analisando suas causas e desdobramentos sob a percepção dos atores sociais envolvidos. Contudo, o recorte espacial desse trabalho foi à microrregião de Viçosa-MG. Como procedimentos metodológicos adotaram-se os seguintes: revisão bibliográfica, análise da cobertura midiática local e do EIA/RIMA do mineroduto da Ferrous, atuação no Projeto de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens na Zona da Mata Mineira, e por fim procuramos participar das reuniões populares, audiências públicas e das manifestações em geral contra o mineroduto. Entre os resultados, compreende-se que a instalação desse empreendimento têm provocado diversos conflitos ambientais e desgastes entre as populações locais, o poder público, os movimentos sociais e o empreendedor. Portanto, a implantação do mineroduto da Ferrous é potencializadora de conflitos ambientais, uma vez que está trazendo impactos ambientais, econômicos e sociais aos atores sociais atingidos pelo empreendimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dayane Rouse Neves Sousa
    Graduanda em Bacharel em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa. Técnica em Meio Ambiente (ETEV). Possui experiência em organização social e produtiva, por meio do associativismo e cooperativismo; Metodologias Participativas e Educação Cooperativista. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG 2012/2013 na área de Conflitos Socioambientais.
  • Marcelo Leles Romarco de Oliveira
    Administrador. Especialista em História do Brasil Pós-1930. Mestre em Extensão Rural. Doutor em Ciências Sociais pelo CPDA (UFRRJ). Atualmente é professor do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.
  • Bruno Costa da Fonseca
    Graduando em Bacharel em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa. Possui experiências na área de Organizações Coletivas com ênfase em Economia Solidária, Cooperativismo e Associativismo. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq 2012/2013 na área de Reprodução Social em Reassentamento e Conflitos Socioambientais.

Downloads

Publicado

2013-07-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sousa, D. R. N., Oliveira, M. L. R. de, & Fonseca, B. C. da. (2013). CONFLITOS NA IMPLANTAÇÃO DO MINERODUTO DA FERROUS: A PERCEPÇÃO DOS ATORES SOCIAIS SOB SUAS CAUSAS E DESDOBRAMENTOS. Revista Do Departamento De Geografia, 25, 140-163. https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0025.0008