INFORMAÇÕES ESPACIAIS DE CARTAS ANTIGAS VISUALIZADAS EM IMAGENS DIGITAIS ATUAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO DO SIG À ARQUEOLOGIA DA PAISAGEM

  • Marcos César Ferreira
  • Marta Marujo Ferreira
Palavras-chave: Geografia Histórica, SIG, Cartas Antigas, Arqueologia da Paisagem.

Resumo

Este artigo apresenta uma metodologia baseada no Quantum GIS que permite a integração de imagens orbitais recentes a cartas antigas. A pesquisa utiliza como base cartográfica histórica a Carta Jaboticabal de 1927 (1:100.000), produzida pela Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo. Esta carta posiciona sedes de fazendas; colônias de meeiros; capelas rurais; ramais ferroviários; estações ferroviárias; estradas, caminhos rurais, malhas urbanas e vilas. A Carta de 1927 foi georreferenciada à imagem Google Earth de 2010, com base em dados de GPS e na Folha Jaboticabal, 1:50.000 do IBGE. Foram selecionados em campo pontos de controle que se mantiveram, desde o passado até o presente, na mesma posição geográfica. Em seguida, no SIG, aplicou-se aos pontos uma transformação polinomial baseada em rede TIN, que permitiu o ajuste geométrico entre a carta antiga e a imagem Google. Elementos da paisagem representados na Carta de 1927 foram vetorizados e convertidos em buffers, e posteriormente sobrepostos à imagem Google. Foi possível se mapear áreas mais prováveis de se encontrar, atualmente, objetos construídos em 1927. Este procedimento permitiu a localização de objetos que ainda permanecem no terreno na atualidade, objetos extintos, e objetos que permanecem como fragmentos do passado ou foram substituídos por outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos César Ferreira
É Bacharel em Geografia pela UNESP (1987), Mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE (1991), Doutor em Geografia Física pela USP (1995) e Livre-Docente pela UNICAMP (2004). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Geociências da UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Geoprocessamento, Análise Espacial e Processamento Digital de Imagens de Satélite, com aplicações em Modelagem de Dados Espaciais, Gestão Ambiental e Dinâmica do Uso e Ocupação do Solo. É docente do Curso de Graduação em Ciências da Terra da UNICAMP, do Curso de Pós-Graduação em Geografia da UNICAMP e Coordenador do Laboratório de Análise Geoespacial.
Marta Marujo Ferreira
Possui graduação em Geografia pela UNESP (1987), Mestrado em Geografia Física pela USP (1992) e Doutorado em Geociências pela UNESP (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e ordenamento territorial, recursos hídricos, morfotectônica, análise ambiental.
Publicado
2013-12-17
Como Citar
Ferreira, M., & Ferreira, M. (2013). INFORMAÇÕES ESPACIAIS DE CARTAS ANTIGAS VISUALIZADAS EM IMAGENS DIGITAIS ATUAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO DO SIG À ARQUEOLOGIA DA PAISAGEM. Revista Do Departamento De Geografia, 26, 1-14. https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0026.0001
Seção
Artigos